Quais os benefícios do exercício físico na artrite?
As articulações são como pontes que unem os vários ossos do corpo, sendo, por isso, essenciais em muitas tarefas do dia a dia. Por este motivo, é importante mantê-las fortes e saudáveis.

 

A prática de atividade física de forma regular é um bom contributo, podendo ser útil, inclusive, em caso de doença articular, como na artrite.

A artrite corresponde à inflamação de uma ou mais articulações e pode originar, por exemplo, dor, rigidez, calor e vermelhidão. A prática de atividade física pode, em alguns casos, ajudar a atenuar estas manifestações, já que:

  • Fortalece os músculos à volta dos ossos e articulações – a manutenção de músculos fortes é essencial para um bom suporte ósseo e articular;
  • Ajuda a controlar o peso – o excesso de peso pode sobrecarregar as articulações;
  • Melhora o equilíbrio e a flexibilidade;
  • Ajuda a manter a energia ao longo do dia;
  • Favorece uma boa noite de sono, proporcionando uma sensação de repouso

Para garantir que beneficia de todas estas vantagens sem comprometer a(s) articulação(ões) afetadas, deverá sempre aconselhar-se com o seu médico sobre os exercícios mais adequados para si. Considere ainda os seguintes passos:

  • Valorize um bom aquecimento: comece devagar e vá aumentando a intensidade à medida que se for sentindo confortável;
  • Aposte na aplicação de calor: o calor favorece o relaxamento dos músculos e ajuda a atenuar a dor, podendo ser aplicado antes da prática de exercício físico;
  • A aplicação de frio também pode ser benéfica no final, caso se verifique inchaço articular.

Na sua farmácia existem várias opções disponíveis para aplicação de frio e calor nestas situações. Aconselhe-se com o seu farmacêutico sobre a mais adequada para si.

Por fim, respeite o seu próprio ritmo e limites e lembre-se que não necessita de praticar atividade física de um modo intensivo para tirar partido destas vantagens. Encontre na sua rotina oportunidades de se manter ativo: uma caminhada ou um passeio com o seu animal de estimação, por exemplo, podem ser boas formas de o fazer.