Quais são as doenças das gengivas mais frequentes ?
Ao escovar os dentes, sangra das gengivas ocasionalmente ou diariamente? Esteja atento, pois este pode ser um sinal de alerta para uma doença gengival.

 

A maioria das doenças gengivais são provocadas pelo crescimento da placa bacteriana (película pegajosa, que contém bactérias), na zona entre o dente e a gengiva. Se a placa bacteriana não for removida através de uma higiene oral correta e adequada, as gengivas podem ficar irritadas e inflamadas, resultando em gengivas vermelhas, inchadas e que sangram com facilidade durante a escovagem – sinais de alerta característicos de uma gengivite. Quando são tomadas as devidas medidas para a eliminação da placa bacteriana, a gengivite é uma doença reversível.

Caso contrário, e se a gengivite não for tratada, as bactérias da placa bacteriana podem também atingir o osso e as fibras de suporte que envolvem e dão apoio aos nossos dentes. Esta é a fase irreversível da doença gengival, também conhecida como periodontite.

Com a evolução da doença, pode surgir a recessão gengival (deslocamento da gengiva, em que o dente parece mais comprido que o normal). Se continuar a progredir, a gengiva pode afastar-se do dente, formando bolsas periodontais (espaços entre os dentes e as gengivas). Estas bolsas favorecem a acumulação de alimentos e placa bacteriana, o que agrava a doença.

farmácias-portuguesas-doenças-gengivas

Ao longo do tempo, o pouco suporte ósseo que lhe resta irá provocar uma maior instabilidade dentária, podendo mesmo causar a perda de dentes.

Como prevenir é sempre a melhor solução, siga os seguintes conselhos:

  • Escove cuidadosamente os dentes “2 x 2 x 2”, isto é, pelo menos 2 vezes por dia durante 2 minutos e evite comer 2 horas a seguir à escovagem. Uma das escovagens deve ser, obrigatoriamente, antes de se deitar;
  • Utilize dentífricos fluoretados (com pelo menos 1000 a 1500 ppm, no caso dos adultos).
  • Em complemento à lavagem dos dentes, deve usar escovilhões interdentários, fita ou fio dentário para uma limpeza mais eficaz dos espaços entre os dentes;

Na sua farmácia encontra produtos de saúde indicados para uma higiene oral cuidada, aconselhe-se com o seu farmacêutico.

Além do mais, lembre-se, a identificação precoce destas doenças é essencial para um tratamento eficaz. Para tal, deve visitar regularmente o seu médico dentista de forma a realizar um check-up.