Reduzir o desconforto da menopausa
Os sintomas da menopausa podem-se manifestar de forma diferente para cada mulher. Algumas apresentam variadas queixas enquanto que outras não sentem a sua qualidade de vida afetada pela menopausa.

Perante os sintomas, é importante que conheça as alterações que deve fazer no seu estilo de vida de forma a manter o bem-estar:

Irregularidades no ciclo menstrual

Registe as datas – ajuda-a a perceber em que fase se encontra

Afrontamentos e suores

Diminua a ingestão de café, álcool e comida condimentada; use roupa leve e fresca (preferencialmente de algodão) e beba muita água

Mudanças de humor, depressão e ansiedade

A prática diária de pelo menos 30 minutos de atividade física ajuda ao seu bem-estar e a controlar o peso. Traz benefícios não só a nível físico mas mental, combatendo sintomas de depressão e ansiedade.

Perturbações do sono

Procure repousar – faça sonos regulares, deite-se e levante-se todos os dias à mesma hora e tente relaxar (por exemplo, com a ajuda de um banho morno antes de se deitar)

Secura vaginal

Prefira produtos de higiene íntima adequados a esta fase e use lubrificantes quando necessário

Incontinência urinária

Exercite os músculos vaginais contraindo-os e relaxando-os. Existem produtos indicados para um maior conforto em caso de perda de urina

 

 

Previna outros riscos

É normal que com a perda de estrogénio e progesterona a mulher apresente alguns riscos associados:

Risco cardiovascular

O aumento do nível de colesterol, de peso e do perímetro abdominal, assim como  outras situações mais frequentes com a idade (como a hipertensão e diabetes), podem acarretar um maior risco cardiovascular.

Osteoporose

A perda de massa óssea resulta no enfraquecimento dos ossos e consequentemente existe um maior risco de fratura.

Consulte o seu médico e saiba como prevenir um risco acrescido. E não se esqueça… Na farmácia encontra uma equipa de profissionais disponível e qualificada para lhe prestar toda a informação e aconselhamento sobre esta etapa da vida.

Não hesite: viva a menopausa com toda a tranquilidade e desfrute da maturidade em pleno!