
Assim, enquanto os armários lá de casa se deixam povoar por estas e outras peças fundamentais durante os meses mais frios, também o armário de farmácia se deve adequar às necessidades e aos problemas de saúde que podem surgir, com mais frequência, nesta altura do ano.
Antes de tentar resolver estes problemas, é necessário, porém, identificar a sua causa, de modo a encontrar as respostas mais adequadas para o tratamento ou alívio dos sintomas. Neste processo, conte sempre com a ajuda do seu médico ou farmacêutico.
No topo da lista de “inimigos” do bem-estar no inverno estão as infeções respiratórias, como a gripe e a constipação. Estas, embora partilhem alguns sinais e sintomas, têm causas e consequências diferentes e, consequentemente, muitas vezes devem ser geridas de formas distintas. Por outro lado, mesmo na ausência de doenças, esta tende a ser uma época mais exigente para a pele, que requer, por isso, uma atenção especial.
Para um inverno sem sobressaltos, aproveite, então, para reorganizar o seu armário de farmácia, assegurando-se de que possui consigo todos os medicamentos e produtos de saúde essenciais nesta estação. Alguns exemplos de cuidados, disponíveis na sua Farmácia, que pode ter em casa:
- Para a febre e dor;
- Para a congestão nasal (nariz entupido)– existem medicamentos que ajudam a diminuir esta manifestação tão frequente nos meses mais frios. Adicionalmente, procure ter sempre soro fisiológico ou sprays de água do mar em casa;
- Para a tosse;
- Para a dor de garganta;
- Para o cuidado da pele de toda a família, assegure ainda que tem em casa:
- Hidratante de corpo;
- Hidratante de mãos;
- Hidratante labial;
- Hidratante com propriedades calmantes, para as frieiras.
Em todos estes passos, na hora de escolher a opção que melhor se adequa a si e à sua família, nunca se esqueça da importância do aconselhamento do seu farmacêutico!