Sinais de xerose, esteja atento à sua pele
A xerose é um motivo frequente de consulta de dermatologia. Caracteriza-se por uma desidratação cutânea excessiva que resulta em pele áspera, com falta de flexibilidade.

Ter pele seca e desidratada é desconfortável mas, normalmente, não é grave. Nalguns casos a desidratação ou secura extrema (xerose) pode abrir caminho a complicações como eczema (inflamação da pele), foliculite (inflamação dos folículos capilares) ou celulite (infeção bacteriana que afeta os tecidos subcutâneos e pode alastrar aos vasos sanguíneos e ao sistema linfático).

Para melhor identificar este problema esteja atento às alterações que podem ocorrer na sua pele:

– Aspeto desidratado;

– Vermelhidão;

– Descamação;

– Presença de rugas finas;

– Fissuras (gretas).

Estes são sintomas que se podem manifestar em qualquer parte do corpo e em qualquer altura do ano mas que no inverno são mais frequentes. Com a chegada do frio, estes sintomas agudizam-se sobretudo nas mãos e no rosto, nomeadamente nos lábios, por serem zonas do corpo mais expostas à diferença de temperatura.

Saiba mais em Pele seca-cuidados a ter no inverno.

Se se identifica com estes sinais não hesite: dirija-se à sua farmácia e saiba quais os cuidados a ter.

O farmacêutico está devidamente habilitado para lhe aconselhar os produtos indicados para a sua situação, contribuindo para a melhoria dos seus sintomas!