Síndrome Pré-Menstrual – Como aliviar os sintomas?
Dor de cabeça, cansaço, alterações de humor, entre outros, “assombram” algumas mulheres nos dias anteriores à menstruação, podendo ser sinais da Síndrome Pré-Menstrual (SPM). Mas não fique assustada, há soluções para ajudar a “afastar” estas situações!

 

Antes de mais é importante avaliar se existe, ou não, outra causa que possa estar a provocar sintomas similares aos da Síndrome Pré-Menstrual SPM. Por isso se suspeita que sofre de SPM, deverá primeiramente consultar o seu médico. Se se confirmar, poderá adotar algumas medidas que a ajudam a aliviar os sintomas, e ao mesmo tempo, contribuem para a sua saúde e bem-estar geral:

 – Pratique atividade física regularmente, durante todo o mês – pode ajudar a combater sinais e sintomas como a depressão, a dificuldade de concentração e o cansaço.

 – Durma o suficiente – tente dormir cerca de oito horas por noite. A falta de sono está associada à depressão e à ansiedade, sendo que pode piorar alguns sintomas da SPM, como as alterações de humor.

 – Encontre maneiras saudáveis de lidar com o stress – converse com os seus amigos ou escreva um diário. Ioga, massagens, ou meditação são outras opções para ajudar a diminuir o stress.

 – Evite fumar – fumar, além de prejudicar a saúde em geral, pode piorar os sintomas da SPM.

Evite consumir determinados alimentos – alimentos e bebidas com cafeína, sal e açúcar podem piorar a SPM.

– Escolha alimentos saudáveis – opte por alimentos ricos em determinadas vitaminas e sais minerais como:

  • O cálcio, presente no leite, queijo, iogurtes, que contribui para a produção de energia e para a manutenção de ossos saudáveis.
  • A vitamina B6, presente nos peixes, aves de capoeira, batatas e algumas frutas, ajuda ao normal funcionamento do sistema nervoso e regulação hormonal.
  • O magnésio, encontrado em vegetais de folhas verdes, como espinafre, assim como em nozes, cereais integrais e cereais fortificados, pode ajudar a aliviar alguns sintomas da SPM, por ajudar ao normal funcionamento do sistema nervoso, contribuir para a produção de energia e promover a redução do cansaço e da fadiga.

Caso necessário, pode também optar por reforçar a ingestão destas vitaminas e sais minerais através de suplementos alimentares disponíveis nas farmácias. Aconselhe-se com o seu farmacêutico!

Se, mesmo assim, mês apos mês, os sintomas não passarem e interferirem com a sua vida, pode ser necessário recorrer a medicação, mas sempre com o aconselhamento do seu médico ou farmacêutico.