Socorro, tenho acne!
A acne é uma doença tão frequente que afeta entre 85 a 100% da população, em alguma fase da sua vida. Embora não seja grave, deve ser tratada pelo impacto psicológico e consequentemente social que pode apresentar, sobretudo na população mais jovem.

 

Manifesta-se sobretudo por pontos negros ou brancos e por borbulhas que teimam em aparecer, recorrentemente, logo no rosto.

 

POROS ENTUPIDOS

A acne resulta da produção excessiva de gordura na pele, da acumulação de células mortas e consequente acumulação bacteriana.

A gordura em excesso concentra-se nos poros, entupindo-os, e assim formando os comedões, mais conhecidos por pontos negros ou brancos. A acumulação de gordura acaba por atrair bactérias que a decompõem, irritando ainda mais a pele e provocando as pápulas (borbulhas). Nos casos de maior gravidade, surgem lesões de maior dimensão, como as pústulas, os nódulos e os quistos, os quais podem originar cicatrizes permanentes.

Embora seja mais incomodativano rosto e no pescoço por serem áreas de maior visibilidade, há outras partes do corpo que são frequentemente afetadas: costas,  ombros e peito . A acne não surge sempre com o mesmo grau de gravidade, podendo oscilar entre a forma ligeira a grave.

 

(QUASE) SÓ PARA ADOLESCENTES

Embora seja mais prevalente na fase da adolescência, a acne pode surgir em qualquer idade. Até mesmo os recém-nascidos podem sofrer deste quadro clínico. Por uma questão hormonal, é  mais comum na adolescência, principalmente no sexo masculino. No entanto, pode também surgir na fase adulta. Nas mulheres, surge frequentemente 2 a 7 dias antes do período menstrual e na gravidez.

Se não tratada, pode originar cicatrizes inestéticas e de difícil remoção. Quanto mais precoce for o início do tratamento, menor o risco de desenvolvimento das mesmas.

Contra poros entupidos

O controlo da acne envolve cuidados diários de limpeza e hidratação da pele, assim como cuidados mais específicos, dirigidos à zona afetada:

 

CUIDADOS DIÁRIOS
› Limpe a pele com produtos indicados para pele oleosa com tendência acneica, preferencialmente, sob a forma de gel ou espuma, eliminando as impurezas e o excesso de sebo;

› Tonifique com uma loção matificante e purificante específica para pele hiperseborreica
› Hidrate a pele com um cuidado matificante e hidratante adequado, de forma a , regular a produção de gordura e a acalmar a pele.Opte por produtos de textura fluida, como as emulsões e os géis;

› De manhã, aplique um protetor solar com FPS elevado, sob a forma de emulsão matificante, para prevenir o aparecimento de cicatrizes futuras.

 

CUIDADOS ESPECÍFICOS

› Utilize uma máscara seborreguladora ou um esfoliante adequado, uma a duas vezes por semana, deixando a pele preparada para a ação dos cuidados diários;
› Aplique um produto com ação purificante, para reduzir a ação das bactérias, favorecendo a eliminação das imperfeições localizadas. Encontram-se disponíveis no mercado cuidados localizados sob a forma de solução ou de stick;
› Para que se sinta mais confortável, disfarce as lesões com um lápis ou stick corretor.

 

CONSULTE UM DERMATOLOGISTA
A acne não se manifesta de igual forma em todas as pessoas, surgindo a necessidade de oferecer variados produtos para o cuidado da pele oleosa, com tendência acneica. Por esse motivo, é por vezes necessária uma avaliação médica de forma a escolher o tratamento mais indicado e assim obter a resposta esperada. Em situações de maior gravidade, o dermatologista pode até considerar necessária a toma de medicamentos sujeitos a receita médica.