
A pele é a primeira barreira do nosso corpo contra agressões externas e cuidar dela deve ser transversal ao ano inteiro. No entanto, em muitos casos, é quando chega o verão que a atenção para com a pele aumenta, nomeadamente no que diz respeito aos cuidados pós-solar e aos escaldões.
A radiação solar, o sal, o cloro, a areia e o vento favorecem a desidratação e agridem a pele, causando desconforto, com comichão e ardor, e um aspeto menos cuidado. A par do uso de um protetor solar adequado ao seu tipo de pele, para prevenir os efeitos agressivos do sol, aposte também em pequenos gestos que podem fazer a diferença:
- Esfolie a pele – para remover as células mortas que se acumulam à superfície e conseguir uma pele mais uniforme;
- Hidrate a pele – depois de uma esfoliação a pele precisa de ser “alimentada”: é essa a função dos produtos hidratantes e nutritivos, para além de promoverem um bronzeado mais duradouro. Use um hidratante adequado ao seu tipo de pele aplicando-o com generosidade, pelo menos, uma vez por dia. Ou aplique após a exposição solar um pós-solar (after sun ou aprés soleil). Estes produtos são ricos em compostos hidratantes, calmantes, e refrescantes, que hidratam e promovem a reparação da camada superficial da pele e diminuem a sua secura, prolongando o bronzeado.
- Hidrate o cabelo – após lavagem do cabelo, aplique também uma máscara capilar nutritiva de modo a hidratá-lo adequadamente.
A prevenção é a chave no que diz respeito à exposição ao sol. No entanto, por vezes podem ocorrer queimaduras solares, os chamados escaldões. Nestes casos, além da aplicação de um produto pós-solar:
- Tome banhos de água fria ou aplique de compressas de água fria na(s) zona(s) afetada(s);
- Adicione óleos de banho à água para minimizar a sensação de ardor e o prurido;
- Aumente a ingestão de líquidos (água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar);
- Evite a utilização de produtos que contenham benzocaína, lidocaína, petróleo (como a vaselina) ou gorduras.
Caso estas medidas não sejam suficientes para o alívio da comichão, dor e vermelhidão consulte o seu farmacêutico!