Suplementos alimentares de cálcio
O cálcio é um mineral essencial ao funcionamento do nosso organismo. A sua principal função está diretamente relacionada com a estrutura dos ossos, onde é naturalmente armazenado.

 

Desta forma, a ingestão inadequada de cálcio a longo prazo pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças ósseas (ex.: osteoporose, osteopenia) sendo, por isso, essencial garantir o seu aporte adequado através da alimentação (produtos lácteos, vegetais de cor verde-escura, frutos secos).

A dose diária recomendada de cálcio para um adulto é, em média, 1000 mg. De notar, que este valor inclui tanto o cálcio ingerido através da alimentação como através de outras fontes, como é o caso dos suplementos alimentares. Os suplementos alimentares de cálcio são normalmente constituídos por sais de cálcio, sendo o carbonato de cálcio o sal mais utilizado. Contribuem, essencialmente, para a manutenção da coagulação sanguínea, metabolismo energético, função muscular, transmissões nervosas e manutenção de ossos e dentes normais.

Os suplementos alimentares disponíveis no mercado estão, normalmente, indicados na redução do cansaço e da fadiga, na manutenção de ossos e articulações normais e, ainda, na menopausa (devido à perda de massa óssea acentuada, consequência da redução dos níveis de estrogénios neste período).

O cálcio ingerido em doses repartidas ao longo do dia (comprimidos, cápsulas, saquetas), pode ser suficiente para reverter carências de cálcio mais ligeiras. No entanto, em caso de necessidade de suplementação, é importante ter em conta as possíveis interações entre o cálcio e medicamentos que toma diariamente. De um modo geral, as interações entre o cálcio e alguns medicamentos têm como resultado:

  • a redução da absorção ou disponibilidade dos medicamentos, reduzindo assim a sua eficácia;
  • o aumento exagerado dos níveis de cálcio no sangue.

Em todo o caso, recomenda-se a consulta com um profissional de saúde antes de iniciar a toma de suplementos alimentares.  Ao aconselhar-se com o seu médico ou farmacêutico pode prevenir eventuais efeitos decorrentes da interação entre suplementos alimentares e medicamentos.

 

É importante não esquecer que é essencial seguir um regime alimentar variado e equilibrado através de uma alimentação saudável para garantir as necessidades nutricionais do organismo e reduzir as necessidades de suplementação. Na sua farmácia pode encontrar profissionais de saúde sempre disponíveis para esclarecer as suas dúvidas.