Unhas doentes?
Os pés podem ser o reflexo de um corpo bem cuidado, por isso mantenha-os bonitos, saudáveis e livres de infeções.

 

Pé ante pé, podem chegar sem darmos por eles. Mas nem por isso é menos importante combatê-los e o verão é uma época privilegiada para nos mantermos alerta, pois propícia à multiplicação de fungos, que põem em causa a saúde e a boa apresentação dos pés, sobretudo em ambientes quentes e húmidos – balneários, ginásios e piscinas – locais frequentados por muitas pessoas descalças, aumentando o risco de contágio.

Embora esta ameaça silenciosa também possa afetar a sua pele, é fundamental estar atento às suas unhas, pois também são vulneráveis às infeções fúngicas.

Apesar de terem um nome difícil de pronunciar, as onicomicoses não são mais do que infeções provocadas fungos que afetam as unhas, em especial as dos pés, bastando para isso criar condições favoráveis ao seu desenvolvimento.

Como detetar que posso ter uma infeção fúngica nas unhas?

1.O primeiro sinal de que as unhas dos pés estão infetadas, geralmente, dado por uma pequena mancha que vai aumentando de tamanho;

De seguida podem surgir outros sinais:

2.Forma distorcida

3.Unha quebradiça, com tendência a esfarelar-se ou separar-se da base;

4.Unha esbranquiçada ou amarelada, tornando-se mais grossa e baça;

5.Não é raro ainda que estas micoses causem desconforto e até dor;

Se apresenta os sinais acima referidos acima pode ter uma infeção fúngica nas unhas. No entanto não desespere: as onicomicoses têm tratamento!

Existem variados produtos na Farmácia para o ajudar a combater este problema. O farmacêutico ou o médico podem ajudá-lo na escolha dos produtos mais adequados. Em situações cuja aplicação tópica não seja suficiente o médico pode mesmo receitar medicação oral.

O mais importante a reter neste tipo de tratamento é que pode ser demorado até se atingir a cura. É necessário tempo, paciência e persistência!

Para ter a certeza de que os fungos estão completamente erradicados, é preciso aguardar a completa renovação da unha, o que pode prolongar-se por um ano, no caso das unhas dos pés.