
Apesar do isolamento obrigatório estar em vigor desde que foi decretado o estado de Emergência, as necessidades de saúde estão previstas como exceções para as deslocações em locais públicos, nomeadamente para poder ir abastecer-se da sua medicação à Farmácia.
De forma a evitar a propagação e disseminação do vírus, as Farmácias Portuguesas tiveram de tomar medidas de contingência. Algumas mantiveram as portas abertas, mas limitaram o acesso ao interior da farmácia e colocaram uma barreira física transparente ao balcão ou uma linha de segurança no chão para garantir o distanciamento e para evitar a contaminação durante o aconselhamento. Outras farmácias, devido às suas dimensões, apenas atendem através do postigo (pequena janela).
Estas alterações levam a que se criem filas extensas no exterior da Farmácia. De forma a minimizar agrupamentos por tempo prolongado deverá seguir as seguintes indicações.
Antes de sair de casa:
1.Marque a sua visita através de telefone ou e-mail da Farmácia;
2.Prepare a mensagem com a receita eletrónica ou organize as receitas em papel;
3.Faça uma lista de todos os produtos e medicamentos que pretende levar;
4.Escreva a lista, preferencialmente, no seu telemóvel;
5.Desinfete as mãos, o telemóvel e o cartão de pagamento.
Na Farmácia:
1.Desinfete as mãos antes de tirar a senha;
2.Aguarde tranquilamente a sua vez;
3.Guarde pelo menos 1 metro de distância das outras pessoas;
4.Não se aproxime do balcão, nem da equipa da farmácia para além do recomendado;
5.Nunca tussa ou espirre para o ar ou para as mãos. Utilize um lenço de papel. Se não tiver um, faça-o para o antebraço;
6.Antes de chegar a sua vez, prepare a receita (eletrónica ou em papel) e a lista de produtos que quer levar, de forma a acelerar a dispensa;
7.Confie nas alternativas propostas pelo seu farmacêutico, para não atrasar o atendimento.