
Tem sido amplamente partilhado nas redes sociais que a toma de ibuprofeno para alivio dos sintomas de infeção por COVID-19 pode conduzir a um agravamento dos mesmos.
Segundo o INFARMED (Autoridade Portuguesa para o Medicamento) e a EMA (Agência Europeia do Medicamento) não existem, à data, dados suficientes que evidenciem um possível aumento dos sintomas pela toma de anti-inflamatórios não esteroides – classe de medicamentos onde se inclui o ibuprofeno.
O Comité de Avaliação de Risco de Farmacovigilância da EMA está contudo a averiguar, em maior detalhe, esta possibilidade. Apenas em maio deste ano está prevista a conclusão desta análise, deixando contudo a garantia de que não há motivo para os doentes que se encontrem em tratamento com o referido medicamento o interrompam.
A EMA e o INFARMED reforçam ainda que o Paracetamol deverá ser utilizado como primeira alternativa na atenuação das sintomas.
De salientar ainda que, qualquer doente deverá respeitar as indicações do seu médico e farmacêutico no uso racional dos medicamentos prescritos.