Deteção precoce do Cancro Colorretal
Se tem mais de 50 anos, este tema é importante para si!

 

De acordo com os dados da International Agency for Research on Cancer, 90% dos casos são detetados a partir dos 50 anos e 85% dos casos surgem sem qualquer relação de histórico familiar.

Se este tipo de cancro for detetado numa fase inicial, a taxa de sobrevivência é de 90%, enquanto que se for descoberto num estado mais avançado a taxa de sobrevivência é de apenas 10%, refere o Global Cancer Observatory.

Em 2020 foram diagnosticados 10 501 novos casos deste tipo de cancro em Portugal, o que corresponde a cerca de 28 novos casos por dia. Como consequência da pandemia, mais de 1000 casos ficaram por diagnosticar, de acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Entre os dias 15 de março e 14 de abril a Fundação Ageas, a Médis, as Farmácias Portuguesas, a Fundação Millennium bcp, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Europacolon Portugal associam-se na promoção de uma campanha nacional de sensibilização para a deteção precoce do Cancro Colorretal (CCR), a terceira causa de morte por cancro no mundo, de acordo com a organização Europacolon.

A quem se destina esta campanha?

  • População entre os 50-74 anos.
  • Sem queixas ou sintomas: sem sangue nas fezes, sem alterações dos hábitos intestinais e sem dor abdominal recorrente.
  • Sem histórico de cancro do intestino e/ou pólipos colorretais ou de doença inflamatória intestinal.
  • Sem familiares de 1º grau com adenoma ou cancro do cólon ou reto ou síndromes hereditárias de cancro do cólon e reto.
  • Não realizou análise de pesquisa de sangue oculto nas fezes no último ano ou colonoscopia nos últimos 2 anos.

O processo é muito simples:

Deve dirigir-se a uma das farmácias aderentes onde lhe é explicado o processo e entregue o kit com 2 frascos e saco térmico. Depois de feita a colheita, regresse à farmácia, no dia que lhe for indicado, para entregar o kit com as amostras.

O resultado ser-lhe-á comunicado pela farmácia, que dará aconselhamento acerca dos próximos passos.

Confira aqui a localização das farmácias aderentes.