
Não é uma ferida, mas pode surgir sem que se sinta a sua presença. Mas, apesar de poder aparecer sem se dar conta, a hipertensão arterial – vulgarmente conhecida por pressão alta – é um risco para a saúde que pode e deve ser controlado e vigiado de perto. A vigilância permite evitar que resulte em doenças como:
– Acidente vascular cerebral (AVC);
– Enfarte do miocárdio;
– Insuficiência cardíaca;
– Angina de peito.
A melhor forma para lidar com este problema começa no diagnóstico – que quanto mais cedo for feito, mais ganha o seu bem-estar – e prolonga-se, quando necessário, com a toma de medicamentos anti-hipertensores, que fazem baixar a pressão arterial.
Ainda que à primeira vista possa parecer algo assustador, não há motivo para alarme. A hipertensão arterial pode ser detetada e controlada se prestar atenção a outros fatores de risco cardiovascular – como excesso de pesoe colesterol ou triglicerídeos elevados. Adote algumas medidas simples:
-
Use pouco sal na comida, podendo recorrer à utilização de ervas aromáticas;
-
Limite a ingestão de bebidas alcoólicas;
-
Pratique atividade física regularmente;
-
Não fume.
Para além disso, há que ser vigilante com os parâmetros registados. Nesse caso, pode contar com aliados de peso: os dispositivos médicos para medir os valores da pressão arterial e os seus médico e farmacêutico, para esclarecer e auxiliar no tratamento.