Animais de Companhia – cuidados com a pele e o pelo
Se tem ou gostaria de ter um animal de estimação, como um cão ou um gato, provavelmente, já deu por si a pensar como lhe proporcionar a melhor vida possível. Alimentá-lo, dar-lhe muitos mimos e levá-lo ao veterinário sempre que for preciso foram, provavelmente, as primeiras “tarefas” em que pensou.

 

Embora estas sejam boas bases, ter animais de estimação pressupõe mais alguns cuidados, sendo um dos mais importantes assegurar a sua higiene.

Quando se fala de higiene em animais, é difícil não pensar logo no pelo dos mesmos e, consequentemente, na hora de lhes dar banho. O banho é, efetivamente, uma parte importante na higiene dos cães e gatos, mas não é tudo, e deve ser sempre encarado como uma necessidade – nunca uma rotina. Assim, outros cuidados de higiene que pode ser necessário assegurar são, por exemplo, a escovagem e a tosquia.

Escove o seu animal sempre que necessário – muitos cães e gatos, independentemente da raça e tipo de pelo, precisam de ser escovados. A escovagem contribui para manter o pelo limpo e saudável, já que:

  • Ajuda a remover os resíduos/sujidade fruto de eventuais idas à rua;
  • Ajuda a detetar parasitas, como pulgas e carraças;
  • Permite detetar lesões na pele.

Para assegurar uma escovagem completa – siga estes passos:

  1. Utilize acessórios adequados, como escovas e pentes específicos para cão/gato, disponíveis na sua farmácia;
  2. Escove mais vezes nas épocas de muda de pelo (Primavera e Outono);
  3. A frequência com que deve escovar o seu animal é variável – informe-se com um médico veterinário sobre a frequência adequada ao seu amigo de quatro patas.

Outro passo a ter em conta na higiene do pelo do animal é a tosquia, que pode ser particularmente importante, por exemplo, em cães de pelo comprido. É uma tarefa a ponderar, de acordo com a raça do animal ou a época, e para a qual poderá contar com o auxílio de um profissional – não hesite em contactar a sua clínica ou hospital veterinário. Ainda assim, em casa, apare, com regularidade:

  • Os pelos à volta dos olhos, de modo a prevenir lesões oculares;
  • Os pelos em torno do ânus, de forma a evitar que se acumulem fezes nesta zona.