
Embora estas sejam boas bases, ter animais de estimação pressupõe mais alguns cuidados, sendo um dos mais importantes assegurar a sua higiene.
Quando se fala de higiene em animais, é difícil não pensar logo no pelo dos mesmos e, consequentemente, na hora de lhes dar banho. O banho é, efetivamente, uma parte importante na higiene dos cães e gatos, mas não é tudo, e deve ser sempre encarado como uma necessidade – nunca uma rotina. Assim, outros cuidados de higiene que pode ser necessário assegurar são, por exemplo, a escovagem e a tosquia.
Escove o seu animal sempre que necessário – muitos cães e gatos, independentemente da raça e tipo de pelo, precisam de ser escovados. A escovagem contribui para manter o pelo limpo e saudável, já que:
- Ajuda a remover os resíduos/sujidade fruto de eventuais idas à rua;
- Ajuda a detetar parasitas, como pulgas e carraças;
- Permite detetar lesões na pele.
Para assegurar uma escovagem completa – siga estes passos:
- Utilize acessórios adequados, como escovas e pentes específicos para cão/gato, disponíveis na sua farmácia;
- Escove mais vezes nas épocas de muda de pelo (Primavera e Outono);
- A frequência com que deve escovar o seu animal é variável – informe-se com um médico veterinário sobre a frequência adequada ao seu amigo de quatro patas.
Outro passo a ter em conta na higiene do pelo do animal é a tosquia, que pode ser particularmente importante, por exemplo, em cães de pelo comprido. É uma tarefa a ponderar, de acordo com a raça do animal ou a época, e para a qual poderá contar com o auxílio de um profissional – não hesite em contactar a sua clínica ou hospital veterinário. Ainda assim, em casa, apare, com regularidade:
- Os pelos à volta dos olhos, de modo a prevenir lesões oculares;
- Os pelos em torno do ânus, de forma a evitar que se acumulem fezes nesta zona.