Antibióticos – saber usar
Os antibióticos são medicamentos eficazes, mas não curam todas as doenças. E se não forem tomados corretamente podem trazer complicações. Com a ajuda da sua farmácia aprenda a usá-los em segurança!

Só para bactérias

Os antibióticos são medicamentos destinados ao tratamento de infeções causadas por bactérias. Não curam, por isso, infeções causadas por fungos ou parasitas. Nem as provocadas por vírus, como a gripe e a constipação, embora possam ser indicados para tratar infeções bacterianas associadas.

São, além disso, medicamentos que se tornam perigosos se forem tomados por iniciativa própria: é por isso que requerem a apresentação de receita médica na dispensa. Só com esta é que o seu farmacêutico lhe pode dispensar um antibiótico. É imprescindível garantir a prévia avaliação do médico para ter a certeza que a doença é devida a uma bactéria e que o antibiótico a tomar é indicado para combater essa mesma bactéria.

 

O que é demais…

Se o uso dos antibióticos acontecer sem que haja indicação para tal, é a saúde que fica em risco. Porquê?

  • Pode não ser indicado para a infeção em causa, pelo que não terá efeito e continuará doente;

  • Corre o risco de continuar a transmitir a doença a outras pessoas;

  • Abre-se caminho a um problema de saúde pública que dá pelo nome de resistência bacteriana – usar antibióticos quando não são necessários faz com que as bactérias desenvolvam mecanismos que lhes permitem “neutralizar” o efeito do antibiótico, fazendo que, com o tempo, as infeções fiquem mais difíceis de tratar ou mesmo sem tratamento eficaz.

Não tome antibióticos sem que estes lhe tenham sido prescritos pelo seu médico e respeite as indicações referentes à toma (principalmente quanto à duração do tratamento).

Mesmo que o médico já lhe tenha prescrito, em tempos, um antibiótico, não volte a tomar o mesmo medicamento sem o seu consentimento. É necessária uma nova avaliação, assegurando que a situação requer a toma de um antibiótico e que o mesmo é indicado para a bactéria a combater.