Erupção dentária: como aliviar os sintomas?
A partir dos 3 meses nascem os primeiros dentes formando-se a dentição temporária (dentes de leite). Entre 6 e os 12 anos, a dentição temporária dá lugar à dentição permanente ou definitiva.

 

Durante este processo a gengiva fica levemente inchada e vermelha, sendo frequente:

  • O aumento da quantidade de saliva;
  • A condução mais frequente das mãos e objetos à boca;
  • Perda de apetite e alteração dos hábitos alimentares;
  • Ansiedade, irritabilidade e dificuldade em dormir.

O que fazer para aliviar o desconforto do seu bebé?

1) Mantenha uma atitude calma:

A sua atitude perante o bebé deve ser de tranquilidade, confortando-o de modo a que se sinta calmo e seguro.

 

2) Utilize técnicas de distração e relaxamento:

Para direcionar a atenção do bebé para situações não relacionadas com a dor, procure distraí-lo com brinquedos ou atividades diferentes. Caso não consiga, tente algumas técnicas de relaxamento simples, como aconchegar o bebé ou embalá-lo.

 

3) Aplique frio (crioterapia):

A aplicação de frio alivia a dor e a diminui o inchaço, contudo deve evitar-se um contacto prolongado dos objetos frios com a gengiva. Utilize:

  • Um pano frio e molhado – deve ser resistente, macio, não deve largar pelos; o seu tamanho deverá ser adequado para não engasgar o bebé nem se enrolar à volta do pescoço ou cabeça; deve ainda ser lavado com frequência para não haver contaminação bacteriana e/ou fúngica;
  • Mordedores que podem ser colocados no frio.

 

4) Outras “ferramentas” à sua disposição:

  • Chupetas;
  • Anéis de massagem gengival e mordedores;
  • Luvas e colares de dentição;
  • Escovas ou dedeiras de silicone com saliências que, além da massagem, promovem a limpeza das gengivas e dentes.

Na falta de qualquer dos objetos acima indicados pode usar os dedos, previamente lavados, para massajar as gengivas e aliviar o desconforto.

 

5) Produtos Tópicos e Medicação

Existem alguns medicamentos e produtos de aplicação local que podem ajudar a aliviar a dor nesta fase. Os produtos tópicos, normalmente em forma de gel, estão indicados para aliviar a dor local e promover a cicatrização da mucosa oral (necessária após o rompimento da gengiva). Certos medicamentos, como o paracetamol ou ibuprofeno, poderão aliviar a dor, no entanto, podem mascarar outros sintomas não devendo, por isso, ser utilizados em crianças sem consultar um médico ou farmacêutico.

 

Se ainda tem dúvidas, dirija-se à sua Farmácia. Lá encontrará profissionais de saúde disponíveis para esclarecer as suas questões e aconselhar os produtos mais adequados ao seu bebé.