Em matéria de consumo de álcool, mais vale não abusar. E se já bebeste, reflete um pouco:
-
Por lei, há um limite de idade até à qual é proibido o consumo de bebidas alcoólicas – se o fizeres antes dos 18 anos estás a prejudicar seriamente a tua saúde;
-
Cada bebida tem um teor alcoólico diferente – não é o mesmo beber uma cerveja ou uma bebida branca, como vodka…
-
Os efeitos não são iguais nos rapazes e raparigas – a mesma quantidade de álcool resulta, geralmente, nas raparigas, em níveis mais elevados no sangue, devido a diferenças na composição corporal
-
Não é preciso beber, muito menos em excesso, para te divertires
-
Resiste à pressão – se não te apetecer beber ou se achas que já chega, diz não com convicção!
Para pesar prós e contras, relativamente a este e outros assuntos, é importante estares informado. Pergunta a quem sabe e em quem confies – alguém da tua família, pais, professores, profissionais de saúde, ou um amigo: ouve o que têm para dizer e coloca as tuas dúvidas
Lê também: “Dependente, ou não“
