Sexualidade e Adolescência – Escolhas para a vida
É na adolescência que se desperta para a sexualidade. É natural. Mas antes de fazeres escolhas, informa-te: porque o que decidires agora pode influenciar toda a tua vida.

 

Como uma montanha russa…

Olhas ao espelho e não reconheces o teu corpo?… é a puberdade! Sentes-te confuso com novas emoções e sentimentos?… é a adolescência.

A adolescência é uma etapa que pode parecer complexa! Marca a transição entre a infância e a idade adulta. E é isso que sentes: já não és criança, mas também ainda não és adulto, és jovem!

O teu corpo está em mudança e tens as tuas próprias ideias. Queres levá-las até ao fim, tens novos interesses, e, por vezes, um novo grupo de amigos.

Pelo meio, podes sentir-te perdido, vulnerável, até desconfortável no teu corpo e intimidado com tantas mudanças. Vais querer experimentar coisas novas. A adolescência é assim mesmo: é uma altura de oportunidades e de riscos. Mas se tomares decisões informadas e responsáveis, podes evitar os riscos e aproveitar melhor as oportunidades. Sê tu mesmo/a: é assim que se conquista a independência.

  1. Informa-te – fala com os teus pais ou com outros adultos nos quais confies; mas também podes recorrer a profissionais de saúde, como o médico ou farmacêutico: nestes encontras informação credível com a máxima confidencialidade – ninguém te vai julgar, vão ouvir-te e responder às tuas perguntas;

  2. Toma decisões – tens o direito de decidir com quem te queres envolver e até onde, de decidir quando queres iniciar a tua vida sexual e de te protegeres dos riscos, usa um método contracetivo eficaz e ao mesmo tempo. Apenas o preservativo protege contra as infeções de transmissão sexual;

  3. Se não queres, diz NÃO! – só tu sabes quando chegou o momento: não te deixes pressionar.

A Farmácia tem a porta aberta para responder às tuas perguntas. É um local onde encontras informação credível e rigorosa sobre as alterações da puberdade e as suas implicações físicas e psicológicas, bem como sobre as consequências dos comportamentos de risco associados à sexualidade e a outros domínios da adolescência – distúrbios alimentares, tabaco, álcool e drogas. Encontras sobretudo profissionais de saúde disponíveis para te ouvir e ajudar (num espaço reservado) e a garantia de confidencialidade.

Na farmácia, podes ser tu mesmo/a.