Alterações hormonais ao longo do ciclo menstrual -Um “sobe e desce” de emoções
O ciclo menstrual representa um período, de aproximadamente um mês, em que um óvulo se desenvolve no ovário e ocorre a ovulação. Se este óvulo não for fertilizado (por um espermatozoide) ocorre conhecida menstruação (período menstrual).

 

Isto implica que, desde o primeiro dia da menstruação até ao primeiro dia da menstruação seguinte, a mulher passe por um conjunto de alterações hormonais – onde os níveis de duas hormonas – estrogénio e a progesterona – aumentam e diminuem, o que se pode refletir em alguns sintomas, ao longo do mês, que podem ter impacto em várias esferas da vida, nomeadamente no:

  • Humor;
  • Energia;
  • Memória;
  • Apetite;
  • Desejo sexual (líbido).

Cada mulher é uma mulher!

É importante sublinhar que o ciclo menstrual não tem uma duração fixa, varia de mulher para mulher, podendo ser mais longo ou mais curto.

Os ciclos menstruais normalmente variam entre 25 e 36 dias. Durante este periodo ocorre o desenvolvimento do óvulo e a ovulação. Apenas 10 a 15% das mulheres têm ciclos de, exatamente, 28 dias. Além disso, em pelo menos 20% das mulheres, os ciclos são irregulares, isto é, diferentes de mês para mês.

Por outro lado, há mulheres que, ao longo do ciclo menstrual não apresentam qualquer queixa e outras que podem sentir, por vezes ou frequentemente, desconforto durante algumas fases do ciclo menstrual.

 

Sente-se com mais energia e com melhor humor?

Provavelmente está na primeira metade do ciclo menstrual (desde o 1º dia da menstruação até à ovulação). Nesta altura a mulher pode ainda sentir-se com melhor memória, ter um aumento da líbido e maior tolerância à dor.

 

Sente-se cansada e com mais apetite?

Pode estar na segunda metade do ciclo menstrual (desde o dia após a ovulação até ao dia anterior à próxima menstruação). Nesta altura a mulher pode sentir-se mais cansada, esquecida e, se tiver problemas de saúde como depressão, síndrome do intestino irritável, enxaqueca ou asma, os seus sintomas podem piorar imediatamente antes do período menstrual começar.

 

Estas alterações dos níveis hormonais de estrogénio e progesterona, durante o ciclo menstrual são também, em parte, responsáveis pela síndrome pré-menstrual, que algumas mulheres podem experienciar. Esta pode manifestar-se por uma série de sinais e sintomas físicos e emocionais, pouco antes do início da menstruação, como seios doridos, inchaço generalizado, dores de cabeça, falta de concentração, flutuações do humor e ansiedade.

Caso experiencie estes sintomas e tenha questões sobre os mesmos, não hesite, fale com o seu médico ou farmacêutico.