Frio e idosos: como prevenimos a gripe à medida que envelhecemos?
Quando a temperatura do termómetro baixa, pode aumentar a probabilidade de desenvolver infeções respiratórias, como a Gripe.

 

A Gripe é uma infeção contagiosa que se cura, na maior parte dos casos, de forma espontânea. Contudo, se é um doente crónico (asma, diabetes, hipertensão…) ou tem se tem 65 anos ou mais, a recuperação pode ser mais longa e o risco de complicações é maior. Isto porque, à medida que envelhecemos, as nossas defesas enfraquecem e a probabilidade de desenvolver infeções respiratórias pode aumentar.

Proteção pública e individual – como prevenir a Gripe

  • A vacinação é a principal e mais eficaz medida de prevenção contra a Gripe. Se tem 65 anos ou mais, ou pertence a um dos grupos de risco (pergunte ao seu médico ou farmacêutico se está incluído), beneficia da vacinação gratuita. Se não for abrangido pela vacinação gratuita, ou preferir por comodidade dirigir-se à sua Farmácia Portuguesa, fale com o seu médico, pois pode adquirir a vacina através de receita médica. Por isso, vacine-se! Desta forma, além de reduzir a probabilidade de desenvolver Gripe e outras complicações graves, está também a contribuir para a redução do contágio de todos aqueles que o rodeiam.

Atenção: O vírus da gripe muda constantemente, surgindo novos tipos de vírus todos os anos, para os quais a vacina do ano anterior não oferece proteção. Assim, é essencial que se vacine anualmente.

Adicionalmente à vacinação siga também as seguintes medidas de prevenção:

Fora de casa…

  • Lave frequentemente as mãos com água e sabão;
  • Reduza o contacto próximo com pessoas com gripe;
  • Evite espaços fechados e com muitas pessoas;
  • Evite mudanças bruscas de temperatura;
  • Quando o frio aperta, use várias camadas de roupa para que possa ir adequando o que tem vestido à temperatura dos diferentes ambientes onde estiver; use gorro, luvas e cachecol, para proteger as extremidades do corpo;

…dentro de casa:

  • Mantenha a temperatura da sua casa entre os 18ºC e os 21ºC (pode controlar a temperatura colocando o termómetro num local visível), mas tenha especial atenção ao utilizar braseiras, lareiras, salamandras e equipamentos de aquecimento a gás pois é necessário assegurar a ventilação adequada destes locais para evitar acidentes;
  • Evite as correntes de ar frio dentro de casa;
  • Vede as fendas das portas e janelas para evitar a entrada de ar frio e a saída do calor.
  • Beba bebidas e alimentos quentes;

Mantenha-se atento e previna-se contra a Gripe!