Prevenir a gripe é (também) vacinar
A gripe é uma doença aguda viral que afeta as vias respiratórias. A prevenção desta doença começa adotando alguns hábitos e cuidados no dia a dia, tanto por parte das pessoas infetadas, como por quem está em risco:

– Se está infetado com a doença ou conhece quem esteja, reduza o contacto durante o período de contágio.

– Lave frequentemente as mãos com água e sabão.

– Se tem gripe, quando espirra ou tosse, proteja a boca com o antebraço ou com um lenço descartável. Evite utilizar as mãos.

– Limite a presença em espaços fechados e com muitas pessoas.

Outra forma de prevenir a gripe passa pela vacinação anual. A vacina deve ser administrada  até ao final do ano, sendo mais comummente tomada no ínicio do Outono. Oferece proteção apenas por um ano pois o vírus modifica-se, está em permanente alteração, obrigando à preparação de uma vacina específica todos os anos, conforme as estirpes do vírus mais prevalentes no ano anterior.. É principalmente recomendada em:

– pessoas com 65 ou mais anos de idade, residentes em lares

doentes crónicos com 6 ou mais meses de idade

– grávidas que em outubro estejam no segundo ou terceiro mês da gravidez

profissionais na área da saúde ou que cuidam de idosos ou doentes

A vacinação é contraindicada em pessoas com história de reação alérgica à vacina; com antecedentes de reação anafilática a qualquer um dos componentes da vacina, nomeadamente aos excipientes ou às proteínas do ovo ; antecedentes de síndroma de Guillain-Barré nas 6 semanas seguintes a uma dose anterior da vacina; pessoas que estejam constipadas ou já com gripe e a crianças com menos de seis meses. A decisão de vacinar deve por isso ser do médico e ponderada caso a caso.

A vacina oferece uma proteção elevada, diminuindo a probabilidade de ter gripe, a gravidade dos episódios e das suas complicações. Além disso, tem poucos efeitos secundários: um ligeiro incómodo no braço e, por vezes, alguma febre.

A vacina deve ser administrada o mais rapidamente possível após a compra. Se não optar por realizar a vacinação na sua Farmácia, conserve-a na embalagem e nas prateleiras do meio do frigorífico (+2º a +8º).

Clique para saber mais