Prevenção e Vida Saudável
  • 6 factos a reter sobre a vacina contra o HPV
    Todos os anos somam-se, em Portugal, 1 000 novos casos de mulheres com cancro do colo do útero, o segundo tumor ginecológico maligno mais comum em mulheres com menos de 50 anos.
  • Insolação: conheça os sinais e saiba como agir
    No verão, com a chegada das férias e do calor, aumenta também a exposição não controlada ao sol, o que pode levar a algumas situações de risco, como por exemplo a insolação.
  • ALA, EPA e DHA? Sabe do que falamos?
    Já ouviu, certamente, falar de ácidos gordos ómega 3, também conhecidos por “gorduras boas”. Mas, conhece as funções essenciais que desempenham no nosso organismo?
  • Sabe o que fazer em caso de envenenamento com produtos domésticos?
    Envenenamento ou intoxicação é o efeito prejudicial da ingestão, inalação ou contacto com substâncias tóxicas, independentemente da via de entrada no organismo.
  • Quando a temperatura dispara
    Não é impressão sua, os anos estão mesmo a ficar mais quentes. 2017 foi, a nível mundial, o segundo ano mais quente de que há registo. Este aumento de temperatura nem sempre é fácil de gerir e pode pedir cuidados especiais, nomeadamente no verão.
  • O que é uma Colonoscopia?
    O médico aconselhou-o a realizar uma colonoscopia? Não fique alarmado… Trata-se de um procedimento que não é doloroso e dura apenas entre 20 minutos a 1 hora.
  • Conheça os benefícios da caminhada na prevenção e no tratamento da depressão
    Sabia que a prática regular de atividade física pode reduzir em 30% o risco de depressão? E que pode ser um excelente aliado no seu tratamento? É verdade; este hábito, associado à libertação de endorfinas (substâncias químicas capazes de controlar algumas das nossas emoções), pode ter um impacto muito positivo na saúde mental.
  • Síndrome Pré-Menstrual – Como aliviar os sintomas?
    Dor de cabeça, cansaço, alterações de humor, entre outros, “assombram” algumas mulheres nos dias anteriores à menstruação, podendo ser sinais da Síndrome Pré-Menstrual (SPM). Mas não fique assustada, há soluções para ajudar a “afastar” estas situações!
  • Distúrbios do sono: a insónia
    De acordo com a Associação Portuguesa de Sono, cerca de metade da população portuguesa é afetada por distúrbios (perturbações) do sono, sendo o principal a insónia, que afeta 25% da população.