Prevenção e Vida Saudável
  • Melatonina – A hormona “do sono”
    A melatonina é uma hormona que regula o ciclo sono-vigília – um padrão diário que determina quando é hora de dormir e quando é hora de acordar. Esta hormona pode também influenciar o humor, a temperatura corporal, a reprodução e o sistema imunitário, tendo também propriedades antioxidantes.
  • Quais os benefícios do exercício físico na artrite?
    As articulações são como pontes que unem os vários ossos do corpo, sendo, por isso, essenciais em muitas tarefas do dia a dia. Por este motivo, é importante mantê-las fortes e saudáveis.
  • O papel da música no bem-estar psíquico e na gestão do stress
    Sabia que ouvir música pode contribuir para o seu bem-estar? É algo que pode fazer todos os dias, mas que, nesta altura do ano, ganha um novo sentido com a chegada dos festivais de Verão.
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis: Herpes Genital – o que é, como se transmite?
    O termo “herpes” corresponde a uma infeção altamente contagiosa que pode ser desencadeada por dois tipos de vírus: o Herpes simplex do tipo 1 (denominado VHS-1) e o Herpes simplex do tipo 2 (designado VHS-2).
  • Gestão de stress: como caminhar ajuda a reduzir o stress
    A atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde. Ainda assim, muitas vezes, pensamos que é difícil incluí-la na nossa rotina. Nestas alturas, é importante recordarmos que não são só os desportos de grupo, como o futebol, ou as corridas, que são considerados atividade física.
  • O que é a Candidíase Vaginal
    A candidíase vaginal é uma infeção ginecológica, provocada por um fungo (Candida albicans). Este fungo normalmente vive na pele e dentro do corpo (boca, garganta, intestino e vagina), sem provocar problemas. Contudo, por vezes, se o ambiente no interior da vagina se alterar de forma a estimular o seu crescimento, este pode multiplicar-se e causar uma infeção.
  • Candidíase Vaginal – Como prevenir e tratar
    O tratamento da candidíase vaginal é recomendado a mulheres e parceiros que também tenham sintomas e é feito com medicamentos antifúngicos, disponíveis na farmácia, sob a forma de creme, comprimido vaginal, óvulo ou por via oral. Os cremes, aplicados externamente, ajudam a acalmar sintomas como, por exemplo, a comichão.
  • Infeções urinárias de repetição na mulher
    Muitas mulheres já tiveram, em alguma altura da vida, uma infeção urinária, sendo que, algumas mulheres sofrem de infeções urinárias de repetição (recorrentes), ou seja, infeções que acontecem mais de 3 vezes num ano ou 2 vezes nos últimos 6 meses.
  • Anemia – Sinais e sintomas
    A anemia é um problema de saúde que afeta cerca de 20% dos portugueses e que se caracteriza pela diminuição do número de glóbulos vermelhos ou da concentração de hemoglobina.