Animais de estimação saudáveis

Os animais de companhia têm uma vida cada vez mais longa. O importante é garantir que vivam esses anos com saúde e bem-estar.
SENIORES DE QUATRO PATAS
É aos 8 anos que os GATOS chegam à idade sénior.
Já nos CÃES o envelhecimento depende da raça: os de maior porte envelhecem mais depressa entrando na terceira idade cerca dos 6 anos, enquanto os mais pequenos têm uma maior longevidade e só a partir dos 12 anos são idosos.
Raças à parte, o envelhecimento implica um abrandamento das principais funções do organismo, o que pode deixar os animais mais vulneráveis. Tal como nos humanos, os sinais de envelhecimento vão sendo visíveis com o passar do tempo:
-
Pelo quebradiço;
-
Pele mais sensível, mais espessa e escurecida;
-
Dentes mais fracos, com maior risco de doenças orais;
-
Perda de músculo;
-
Perturbações da digestão;
-
Inflamação nas articulações;
-
Alterações comportamentais: diminuição da interação, desorientação;
-
Alteração dos hábitos de sono e de higiene.
E também, como nos humanos, há doenças que se tornam mais comuns com o avançar da idade: diabetes, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e cataratas são algumas delas. Há ainda um risco acrescido de obesidade, devido à diminuição da atividade física.
Mais frequentes devem ser as idas ao veterinário: de preferência de seis em seis meses, para avaliar o estado de saúde do animal, realizar análises sanguíneas e outros exames adicionais para diagnosticar e tratar o mais cedo possível eventuais doenças.
Partilhar este artigo: