Dar Banho ao Cão e ao Gato

Dar banho ao cão/gato – sim ou não? A partir de que idade? E com que frequência? Estas são algumas dúvidas que, por vezes, os donos dos animais têm sobre a higiene dos mesmos.
Nesse sentido, importa reter que o banho faz parte da higiene animal, contudo, deve ser sempre encarado como uma necessidade, e não como uma rotina.
Relativamente às questões da idade e da frequência: é de evitar dar banho a cachorros e gatinhos antes de terminarem o programa de vacinação. Até lá, poderá optar por limpar o seu amigo de quatro patas com, por exemplo, espumas de limpeza específicas para animais, disponíveis na sua farmácia e em clínicas/hospitais veterinários. Posteriormente, pode dar-lhe banho com água morna (30-35ºC), numa frequência variável. As “regras” a seguir são: os cães devem tomar banho sempre que estejam sujos. Os gatos são animais que promovem a sua própria higiene, pelo que, por norma, não é necessário dar-lhes banho. No entanto, poderá fazê-lo, se sentir necessidade.
Seja qual for a espécie animal (cão ou gato), existem algumas dicas que podem ser úteis antes do banho:
-
Procure ter os acessórios todos à mão: escova, champô adequado e toalha;
-
Assegure-se de que as unhas do seu gato estão aparadas, para não se magoar;
-
Escove o animal;
-
Proteja-lhe as orelhas com uma pequena bola de algodão, para impedir a entrada de água.
Já durante o banho, siga estes passos:
-
Utilize sempre cuidados próprios para a espécie animal e tipo de pelo em causa;
-
No caso do gato, coloque-o, calmamente, dentro da banheira já com água (depois de testar a temperatura da mesma).
-
Inicie o banho pela parte traseira do corpo do animal, com calma e toques leves, para que se habitue, e vá subindo até à cabeça, com suavidade.
-
Enxague muito bem, em sentido contrário. O focinho deve ser lavado com um jato de água fraco e gestos suaves – evite que o champô vá para os olhos do animal;
-
Seque o animal com uma toalha e/ou, se este tolerar, o auxílio de um secador;
-
Para uma higiene rápida, em alternativa, poderá utilizar produtos de aplicação em seco, como alguns champôs secos, sprays e as já referidas espumas, também disponíveis nos locais mencionados.
Acima de tudo, encare sempre o banho do seu animal de estimação como uma boa oportunidade para se divertirem e conhecerem melhor – aproveitem!
Partilhar este artigo: