Degenerescência Macular da Idade (DMI)

O nome é complicado e só por si assusta: degenerescência macular da idade (DMI) mas explica-se bem.
Trata-se de uma doença ocular que afeta a mácula - a parte central da retina - comprometendo a visão central detalhada, essencial para ler, conduzir, reconhecer. A DMI pode apresentar-se de duas formas: seca, mais comum, caracteriza-se por uma atrofia progressiva, com perda gradual da visão central; e a forma húmida, menos frequente, mas mais grave, em que vasos sanguíneos anormais crescem sob a retina, provocando hemorragias e acumulação de líquido, podendo formar cicatrizes que rapidamente comprometem a visão.
A DMI é uma das principais causas de perda de visão em pessoas com mais de 55 anos (afeta cerca de 12% da população), sendo rara em pessoas mais jovens.
Embora não seja possível evitar o desenvolvimento da DMI, especialmente em pessoas com predisposição genética, é possível adotar medidas para reduzir o risco.
Recomendamos que:
- Mantenha uma alimentação saudável,rica em frutas, vegetais e peixe;
- Proteja os olhos dos raios UV com óculos de sol de qualidade.
- Evite fumar! O tabagismo aumenta significativamente o risco de desenvolver DMI.
Os sinais mais comuns de alerta incluem visão central turva ou distorcida, dificuldade em ler ou em ver detalhes finos, manchas escuras ou vazias no campo de visão central e linhas retas que parecem onduladas. A DMI pode afetar ambos os olhos, mas geralmente começa por um. No entanto, no dia a dia, ao utilizar os dois olhos simultaneamente, pode ser difícil perceber que um deles está comprometido.
O oftalmologista pode tratar ou curar a DMI?
Embora não haja cura, a progressão da doença pode ser retardada se detetada e tratada precocemente. O tratamento consiste em injeções oculares de medicamentos, que permitem melhorar a visão em cerca de 90% dos doentes. Este é um procedimento rápido e seguro, feito em ambulatório. Para controlar a doença, são necessários tratamentos recorrentes e consultas regulares de monitorização.
Em caso de alterações, consulte imediatamente um médico oftalmologista.
Teste a sua visão em: https://testeasuavisao.pt/
Partilhar este artigo: