cão a nadar numa piscina

Praia, sol, mar, calor, passeios ao ar livre.

Esta é a descrição de um dia de Verão que, muitas vezes, é um pesadelo para os nossos amigos de quatro patas. A saúde animal deve ser uma preocupação todo o ano, mas é com o calor que os animais mais sofrem. Por isso, esta é uma estação que exige atenções redobradas.

Damos-lhe a conhecer algumas dicas para garantir o bem-estar dos animais durante os dias mais quentes do ano:

  1. Hidratação - A hidratação é muito importante em qualquer época do ano, mas no verão os patudos necessitam do dobro da ingestão de água comparado aos meses mais frios. Por esse motivo, deve ser garantido o acesso a água limpa e fresca, trocando-a com frequência.  
    Durante as caminhadas, deve-se levar uma garrafa de água ou um recipiente onde o animal possa beber.

  2. Evitar passeios durante as horas de maior calor - O tutor deve levar o animal a passear nas horas mais frescas do dia, geralmente bem cedo pela manhã e ao final do dia.
    Deve também estar atento à temperatura da calçada e do asfalto que, em caso de aquecimento excessivo, pode ocasionar feridas nas patinhas do animal.

  3. Parasitas - O verão é a época do ano em que os parasitas se reproduzem com mais intensidade. Logo, a probabilidade dos patudos contraírem parasitas nesta época é mais alta. Por este motivo, é importante aplicar medicação preventiva, tanto para parasitas externos como internos.

  4. Alimentação húmida - Este tipo de alimentação promove uma digestão mais fácil e uma melhor hidratação, mantendo o equilíbrio nutricional que os patudos necessitam.

  5. Não deixar o animal em espaços fechados, como o carro ou varandas fechadas - Os animais, especialmente os cães, não têm glândulas sudoríparas na mesma quantidade que os humanos e o único mecanismo que o seu corpo pode ativar para controlar o calor, é a respiração ofegante. Isto pode dificultar a respiração do animal, podendo levá-lo a morrer sufocado.

  6. Insolação - Se o animal parecer exausto, apático, tem a língua de fora constantemente, apresenta vómitos ou fraqueza, pode estar com uma insolação. Nestas situações, deve ser colocado à sombra, dada água fresca e molhar o corpo.

 

Para mais informações visite o novo site da Patta