Doenças das Gengivas: Gengivites

Ao escovar os dentes, sangra das gengivas ocasionalmente ou diariamente? Esteja atento, pois este pode ser um sinal de alerta para uma doença gengival.
A maioria das doenças gengivais são provocadas pelo crescimento da placa bacteriana (película sem cor e pegajosa, que contém bactérias), na zona entre o dente e a gengiva. Se a placa bacteriana não for removida através de uma higiene oral adequada, as gengivas podem ficar irritadas e inflamadas, resultando em gengivas vermelhas, inchadas e que sangram com facilidade durante a escovagem – sinais de alerta característicos de uma gengivite. Quando são tomadas as devidas medidas para a eliminação da placa bacteriana, a gengivite é uma doença reversível. Caso contrário, e se a gengivite não for tratada, as bactérias da placa bacteriana podem também atingir o osso e as fibras de suporte que envolvem e dão apoio aos nossos dentes. Esta é a fase irreversível da doença gengival, também conhecida como periodontite.
Com a evolução da doença, pode surgir a recessão gengival (deslocamento da gengiva, em que o dente parece mais comprido que o normal). Se continuar a progredir, a gengiva pode afastar-se do dente, formando bolsas periodontais (espaços entre os dentes e as gengivas). Estas bolsas favorecem a acumulação de alimentos e placa bacteriana, o que agrava a doença.
Ao longo do tempo, o pouco suporte ósseo que lhe resta irá provocar uma maior instabilidade dentária, podendo mesmo causar a perda de dentes.
Como prevenir é sempre a melhor solução, siga os seguintes conselhos:
-
Escove cuidadosamente os dentes “2 x 2 x 2”, isto é, pelo menos 2 vezes por dia durante 2 minutos e evite comer 2 horas a seguir à escovagem. Uma das escovagens deve ser, obrigatoriamente, antes de se deitar;
-
Utilize dentífricos fluoretados (entre 1000-1500 ppm de fluoreto);
-
Em complemento à lavagem dos dentes, deve usar escovilhões interdentários, fita ou fio dentário para uma limpeza mais eficaz dos espaços entre os dentes;
Na sua farmácia encontra produtos de saúde indicados para uma higiene oral cuidada, aconselhe-se com o seu farmacêutico.
Além do mais, lembre-se, a identificação precoce destas doenças é essencial para um tratamento eficaz. Para tal, deve visitar regularmente o seu médico dentista de forma a realizar um check-up.
Partilhar este artigo: