Excesso de peso: Cão Obeso
Mais de metade dos cães está acima do peso ideal.
De facto, o excesso de peso, que se traduz por um peso corporal superior a 15% do ideal, é uma realidade muito observada em veterinária, um pouco por todo o mundo. É frequentemente originado pela ingestão excessiva de calorias, associada ao pouco exercício físico. Para tal, parecem contribuir, por um lado, dietas pouco adequadas, por outro, a falta de tempo dos donos para manter o seu animal ativo.
A obesidade pode aumentar o risco de aparecimento de algumas doenças nos cães, já que condiciona, por exemplo, o funcionamento das articulações, do coração e dos pulmões, diminuindo a esperança média de vida.
Como saber se o seu cão tem um peso adequado?
A melhor forma de esclarecer esta e outras questões de saúde animal é o diálogo com o médico veterinário. Como complemento, em casa, pode vigiar o Índice de Condição Corporal (ICC) do seu animal, nomeadamente, através do sistema de classificação abaixo representado. Esta é uma escala de 1 a 9, por ordem crescente de gordura corporal, que se baseia na observação e palpação de zonas específicas do corpo do animal. Considera-se que um cão classificado como 4 ou 5, segundo esta escala, tem um peso ideal.
Índice de Condição Corporal em cães (adaptado de WSAVA Global Nutrition Committee, 2013)
Partilhar este artigo: