O termo “herpes” corresponde a uma infeção contagiosa que pode ser desencadeada por dois tipos de vírus. Saiba mais!
O herpes é uma infeção altamente contagiosa causada por dois tipos de vírus: o Herpes simplex tipo 1 (VHS-1) e o Herpes simplex tipo 2 (VHS-2). O VHS-2 é responsável pelo herpes genital, que afeta aproximadamente 417 milhões de pessoas entre os 15 e os 49 anos. Esta infeção é transmitida principalmente através de contacto sexual e é mais comum em mulheres, pois a transmissão é mais fácil do homem para a mulher.
Os primeiros sinais de herpes genital surgem geralmente entre 4 a 7 dias após o contacto sexual com a pele ou mucosas de uma pessoa infetada. Os sintomas iniciais incluem uma sensação de formigueiro, dor e comichão na área genital. Em seguida, aparecem pequenas manchas vermelhas que se transformam em bolhas dolorosas, com líquido, nas áreas genital e anal ou em redor. Estas bolhas rompem-se e formam feridas que, normalmente, cicatrizam ao fim de 10 dias sem deixar cicatrizes.
Tome nota: a transmissão do vírus pode ocorrer mesmo na ausência de lesões visíveis.
O herpes genital é uma infeção que, na maioria dos casos, dura para a vida toda. Alterna entre períodos de latência, em que o vírus está "adormecido" e não causa sintomas, e períodos de reativação. Vários fatores podem desencadear as recaídas, como febre, menstruação, stress emocional, alterações do sistema imunitário ou até o uso de roupa apertada.
Saiba como pode prevenir o contágio
- Limite a atividade sexual a um parceiro não infetado;
- Realize análises regulares para despistar o herpes e outras infeções sexualmente transmissíveis;
- Utilize sempre preservativo durante o contacto sexual.
O tratamento do herpes genital pode incluir medicamentos antivirais, indicados pelo médico, para aliviar os sintomas e reduzir a duração das recaídas. Durante os episódios, é recomendado tomar banho com água fria, usar roupas largas e confortáveis, e evitar relações sexuais até à cicatrização completa.
Caso suspeite de herpes genital ou qualquer outra infeção sexualmente transmissível, consulte o seu médico ou farmacêutico o mais breve possível para obter um diagnóstico e tratamento adequado.
O herpes labial é uma infeção contagiosa e crónica que se calcula que afete mais de metade da população mundial. Confira tudo!
A Zona, doença causada pelo vírus herpes zoster, surge pela reativação do mesmo vírus que provoca a varicel. Conheça os seus sintomas e formas de tratamento.
De facto, a probabilidade de uma pessoa transmitir herpes labial a outra é muito maior quando estas lesões estão visíveis. No entanto, mesmo depois de desaparecerem, o vírus permanece no organismo e pode, embora mais raramente, ser transmitido a outra pessoa.