Com a chegada do outono, é importante que os animais tenham o sistema imunitário fortalecido para se prepararem para os próximos dias de frio.
Damos-lhe algumas dicas para reforçar a imunidade dos patudos:
Atividades físicas diárias - É importante que os tutores continuem a passear o seu patudo nas épocas mais frias pois, para além de ser um momento de diversão, contribui para aumentar naturalmente a imunidade do animal. Nos dias mais frios, é recomendado passear entre as 10h e as 17h. A brincadeira também é outra forma de reforçar a imunidade do patudo, uma vez que vai ajuda-lo a evitar problemas como a depressão, ansiedade e fobias.
Alimentação - Perante a extensa variedade de produtos que atualmente existem no mercado para cães e gatos, deve se ter o cuidado de escolher a ração mais adequada para o animal, tendo em conta o seu peso, raça e idade. Uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários para suportar qualquer temperatura, com saúde.
Suplementação – Existem produtos no mercado adequados para ajudar a manter a saúde e o bem-estar do animal (multivitamínicos, reforço imunitário ou para as alergias), fornecendo um suporte nutricional adicional para esta época fria, onde há maior probabilidade do patudo contrair um resfriado.
Manter o ambiente quente - Proteger o ambiente onde o patudo dorme para não passar frio, evitando as correntes de ar, ter uma caminha adequada ou forrar o chão com um material isolante (com papel de jornal, por exemplo) e deixar um cobertor à disposição. Para os animais que dormem no exterior, deve-se ter uma casinha adequada, com aberturas pequenas, que diminuem a perda de calor. Os animais com pelagem curta podem usar roupas apropriadas para mantê-los aquecidos nos dias mais frios.
Vacinação - Outro aspeto importante é manter as vacinas em dia para cães e gatos. Os animais de estimação devem ser vacinados todos os anos contra várias doenças. Essa prática é necessária para mantê-los protegidos e para proteger outros animais ao seu redor. A visita ao médico veterinário deve ser regular. Além de verificar a vacinação, o médico veterinário pode fazer um “check up” de rotina garantindo a saúde do animal.
Desparasitação - Os animais podem ter parasitas todo o ano, sobretudo os que vivem dentro de casa, onde os parasitas encontram as condições ideais para se desenvolverem. Por isso, esta é mais uma época do ano onde a desparasitação do patudo é fundamental.