Melasma ou Cloasma

São diversos nomes que ouvimos, mas no fundo significam quase o mesmo: manchas na pele.
O melasma não é mais do que um tipo de hiperpigmentação, termo técnico que designa as manchas castanhas ou castanho-acinzentadas que aparecem no rosto, mais frequentemente na testa, bochechas, nariz e queixo. Estas manchas são mais frequentemente nas mulheres e surgem, muitas vezes, durante a gravidez. Nesta altura assumem o nome de cloasma ou “pano”.
Mas o que causa estas manchas?
A hiperpigmentação é causada pelo excesso de produção do pigmento que dá cor à nossa pele – a melanina – por parte das células que a produzem (melanócitos). Embora não exista uma causa concreta alguns fatores parecem favorecer o aparecimento destas manchas nomeadamente:
-
Exposição solar – acredita-se que é o fator causal com maior importância;
-
Alterações hormonais (gravidez, toma de contracetivos orais ou terapêutica hormonal de substituição);
-
Predisposição familiar.
A melhor forma de combater o melasma é a prevenção:
-
Utilize, no rosto, um protetor solar com fator de proteção muito elevado (SPF 50) e renove a aplicação a cada duas horas ou sempre que se molhar;
-
Evite fazer esfoliações demasiado agressivas, principalmente antes da exposição solar.
No entanto, por vezes, estas manchas teimam em surgir e nesse caso podem ser utilizados produtos de cosmética com propriedades despigmentantes. Neste caso a ajuda da sua Farmácia para selecionar um produto adequado para si é fundamental e o seu farmacêutico, após avaliar o seu caso, pode mesmo recomendar uma consulta com o dermatologista caso se justifique.
Partilhar este artigo: