Pele Sensível ou Intolerante – 8 Conselhos para o melhor cuidado

A pele sensível ou intolerante tende a ficar vermelha rapidamente e reage com frequência a estímulos como o fumo do tabaco.
Por todos estes motivos, requer cuidados especiais. Os bons conselhos vêm, muitas vezes, de quem costuma contactar com este tipo de pele em primeiro lugar – a farmácia. Assim, se tem pele sensível ou intolerante, conheça algumas medidas que podem ajudar a melhorar o seu dia a dia:
-
Opte por duches rápidos (5 a 10 minutos), idealmente, com a água morna;
-
Para a limpeza da pele, dê preferência a cuidados suaves, sem sabão e com pouca ou nenhuma fragrância;
-
No final do banho, seque a pele, com a toalha, e com toques suaves. Aplique um cuidado hidratante logo de seguida – na hora da escolha, opte por um cuidado suave.
-
Evite a utilização de cuidados que possam ser agressivos para a pele, como certos esfoliantes – aconselhe-se sempre com o seu farmacêutico sobre as opções mais adequadas para a sua pele;
-
Evite expor a pele, em demasia, à luz solar – utilize protetor solar sempre, mesmo durante o inverno. O protetor deverá ser aplicado 30 minutos antes de sair de casa. No verão, deverá ser reaplicado a cada duas horas ou sempre que se molhar. Nos meses mais quentes, sempre que possível, opte pela sombra e utilize roupas e acessórios, como chapéus, que permitam cobrir a maior superfície de pele possível;
-
Para uma fragrância agradável, opte por utilizar óleos essenciais, em vez de perfumes;
-
Se fizer a barba ou a depilação com lâmina, prepare a pele primeiro com um cuidado suave indicado para o efeito (espuma ou creme depilatório, respetivamente);
-
Sempre que utilizar um cuidado (de limpeza, hidratação ou maquilhagem, por exemplo) pela primeira vez, teste-o primeiro numa área restrita e escondida da pele, para garantir uma boa tolerância ao mesmo.
Desconforto, sensação de picada e vermelhidão são algumas das sensações descritas por quem tem pele sensível. Perante estas manifestações, é essencial investir nos cuidados certos. Assim, na hora de escolher, não hesite – peça ajuda ao seu farmacêutico.
Partilhar este artigo: