

O aparecimento de varizes e derrames é um dos principais sintomas da doença venosa crónica, uma patologia que pode resultar do funcionamento incorreto do sistema venoso.
Por vezes, as válvulas existentes nas veias (vasos sanguíneos que transportam o sangue de regresso ao coração depois de irrigar o nosso corpo) não conseguem garantir o adequado fluxo de sangue, ocorrendo assim uma dilatação das veias – varizes – que acaba por ser visível quando estas estão mais próximo da superfície da pele.
Sensação de cansaço, dor, inchaço e derrames nos membros inferiores são outros sinais habituais. Estes sintomas não são apenas um problema estético, podem mesmo esconder uma doença grave, por isso é essencial perceber as principais causas e fatores de risco:
Prevenir é sempre a atitude certa!
Por vezes, quando as varizes já estão “instaladas” nas pernas e a sensação de cansaço/peso já é grande, estas medidas podem não ser suficientes para controlar a situação. Nestes casos, existem opções de tratamento – uso de meia elástica; medicamentos e suplementos alimentares; cirurgia; laser e escleroterapia (secagem de pequenas varizes) – que permitem que esta condição não evolua para complicações mais graves.
Se sente as suas pernas mais cansadas, pesadas e/ou com dor, não hesite, dirija-se à sua farmácia, lá encontra profissionais capazes de o informar sobre a doença venosa e aconselhá-lo a ir ao médico para que este possa avaliar a sua situação, caso seja necessário.
Partilhar este artigo: