Doença de Asperger - criança a brincar

A Síndrome de Asperger é uma condição neurológica que influencia a forma como uma pessoa interage com os outros, processa informações e compreende o mundo que a rodeia.

Desde 2023, é considerada uma Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), embora com expressão mais ligeira. 

Até 2013 era considerada uma entidade independente, mas na revisão de 2013 do Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM-5, 2013), da American Psychiatric Association, a designação Síndrome de Asperger desapareceu. Com esta revisão a Síndrome de Asperger foi integrada no diagnóstico mais amplo de PEA, refletindo o reconhecimento de que o autismo é um espectro, ou seja, um conjunto de condições que variam em intensidade e na forma como se manifestam.

A Síndrome de Asperger caracteriza-se por dificuldade em compreender normas sociais, emoções e linguagem não verbal, como gestos e expressões faciais. No entanto, ao contrário de outros transtornos do espetro do autismo, as pessoas com Síndrome de Asperger não têm atraso significativo no desenvolvimento da linguagem ou na cognição. A forma como estas pessoas percecionam o mundo pode ser profundamente única, com interesses e comportamentos que que refletem a sua singularidade.

A sua capacidade de interação social e de comunicação é, frequentemente, atípica. Podem ter dificuldade em compreender coisas tão simples, mas importantes para a comunicação, como o tom de voz ou a linguagem corporal, o que pode tornar as relações interpessoais desafiadoras. Por exemplo, no que diz respeito à linguagem, podem ter uma forma particular de comunicação: o seu discurso pode ser formal ou demasiado direto, o que pode ser interpretado como rude ou insensível. Além disso, têm, frequentemente, interesses restritos e intensos, muitas vezes focados em áreas específicas, como por exemplo ciência ou tecnologia.

Diagnóstico

O diagnóstico da Síndrome de Asperger é clínico, baseado na história da pessoa (criança ou adulto, dependendo da idade em que é feito), na observação do seu comportamento e na aplicação de avaliações validadas e estruturadas. É fundamental que seja realizado por profissionais com experiência na área, para evitar o diagnóstico incorreto de pessoas que têm apenas alguns traços de personalidade/comportamento diferentes do comum, mas sem outras características que os acompanhem com impacto suficiente para que lhes seja atribuído um diagnóstico.

O diagnóstico precoce é determinante na vida destas pessoas pelo que quanto mais cedo for feito, mais cedo estas pessoas poderão ser acompanhadas. Alguns dos sinais a que deve estar atento são:

  • Dificuldade em manter contacto visual;
  • Dificuldade em entender mensagens para além do conteúdo verbal explícito (ex.: tom de voz, segundo sentido, ironia, humor, expressão facial e corporal);
  • Pouca iniciativa de comunicação e/ou comunicação muito centrada apenas nos tópicos de interesse e na perspetiva do próprio (ex.: quando conversam monopolizam os assuntos e tornam-se aborrecidos falando apenas do que lhes interessa);
  • Muita importância à rotina, sendo que as alterações à mesma causam ansiedade e alguma instabilidade no comportamento;
  • Por vezes existe sensibilidade a estímulos sensoriais, particularmente em relação ao ruído, sendo incomodadas com sons que não afetam a maioria das outras pessoas, mas também ao toque (ex.: determinados tecidos), entre outros;
  • É frequente alguma descoordenação motora que afeta a destreza e o envolvimento no desporto.

A síndrome de Asperger é mais comum do que o autismo clássico, sendo bastante mais frequente nos rapazes do que nas raparigas (cerca de 10 para um). Muitas vezes, está associada a outras condições do neurodesenvolvimento, como o défice de atenção, tiques, a ansiedade e a depressão.

Tratamento

O tratamento da Síndrome de Asperger tem o objetivo de ajudar estas pessoas a desenvolver competências sociais, a compreender as suas emoções e as dos outros, a diversificar interesses, aprender a lidar com mudanças e alterações à rotina e, no fundo, a gerir a ansiedade e os comportamentos peculiares que estas pessoas apresentam. O tratamento deve ser adaptado a cada pessoa e às suas necessidades específicas. Quando existem condições associadas como o défice de atenção, perturbações de ansiedade ou rituais obsessivos, a medicação pode ser uma opção para um melhor controlo dos sintomas e maior sucesso nas restantes intervenções. A par destas intervenções, é muito importante manter um ambiente estruturado e de apoio a estas pessoas.

Desafios e potencial

Apesar de as pessoas com Síndrome de Asperger enfrentarem desafios nas interações sociais, têm pontos fortes. A sua capacidade de se focarem em áreas de interesse, a atenção ao detalhe notável e o pensamento lógico e analítico forte, que muitas destas pessoas apresentam podem levá-las a carreiras bem-sucedidas em áreas como ciência, engenharia, tecnologia, arte ou matemática, por exemplo.

No entanto, para que possam alcançar todo o seu potencial, é importante que o diagnóstico seja feito atempadamente e que o apoio adequado esteja disponível. Tal pode incluir terapia de apoio social, estratégias de ensino para melhorar a comunicação, e ambientes de aprendizagem e, mais tarde, de trabalho inclusivos que reconheçam suas habilidades únicas. A aceitação e compreensão das diferenças é essencial para ajudar as pessoas com PEA a integrar-se plenamente na sociedade.