Sorriso na hora

Segundo dados do Barómetro da Saúde Oral 2022 da Ordem dos Médicos Dentistas, 28,5% dos portugueses tem falta de seis ou mais dentes.
A perda de um dente pode acontecer devido a diversos fatores, como traumas, doença oral ou outros fatores de risco de saúde geral. Este problema não tem apenas consequências estéticas. É fundamental o tratamento, pois pode afetar também a fonética e a mastigação, para além de poder afetar a vida social da pessoa.
A substituição de dentes perdidos com recurso à colocação de implantes dentários é, hoje, uma realidade simples, rápida e cada vez mais procurada pelas pessoas. Também já não é necessário ficar desdentado ou usar uma prótese removível durante o tempo de cicatrização dos implantes. A técnica de colocação de implantes em carga imediata, técnica avançada e revolucionária em implantologia, veio descomplicar a colocação de próteses fixas, isto porque as pessoas podem sair da clínica com um sorriso novo no próprio dia.
Quais os passos do procedimento “Dentes em um Dia”?
- Consulta de avaliação. Como em qualquer outro tratamento, é feita uma recolha rigorosa de todos os dados da história clínica do paciente, além de se efetuar os exames complementares de diagnóstico.
- Dia da cirurgia. Existindo condições favoráveis, a colocação dos implantes é efetuada geralmente sobre efeito de anestesia local, após a extração dos dentes
remanescentes.
Ao executar este tratamento numa única fase cirúrgica, diminui o tempo e o número de etapas, proporcionando maior conforto, com um único período pós-operatório.
Na maioria dos casos, o tratamento cirúrgico é efetuado no período da manhã. Após a colocação dos implantes, são realizados moldes ou scanners digitais, que são
enviados para o laboratório para terminar os ajustes finais da prótese provisória.
Estando tudo de acordo com o esperado, a prótese provisória é colocada ainda no dia da cirurgia ou, em último caso, na manhã do dia seguinte.
- Dentes definitivos. Realizadas novas impressões, inicia-se o planeamento estético e funcional dos novos dentes fixos, num material mais resistente e com um índice de exigência estética ainda mais elevado.
A grande vantagem deste tratamento é que se sai da cirurgia com todos os dentes repostos de forma fixa, recuperando instantaneamente a funcionalidade dos dentes e, em muitos casos, a autoestima.
Partilhar este artigo: