

Os encontros familiares e eventos com elevada concentração de pessoas durante o Natal e o Ano Novo resultam normalmente no aumento de casos de infeções respiratórias, como a gripe e a COVID-19. Ainda é possível proteger-se contra estas doenças e consequências graves através da vacinação que continua disponível nas farmácias e nos centros de saúde. Desde o dia 17 de dezembro a vacinação nas farmácias foi alargada a todas as pessoas a partir dos 50 anos.
Os dados registados têm demonstrado a importância de medidas preventivas, em que a vacinação se destaca como a mais eficaz para reduzir hospitalizações e complicações graves. Ainda que muitas pessoas considerem que a altura de se vacinarem já passou, é importante lembrar que o organismo demora apenas cerca de duas semanas para desenvolver imunidade após a administração destas vacinas, pelo que ainda está a tempo de evitar o contágio durante o pico de infeções do primeiro mês do ano. A hesitação vacinal continua a ser um desafio importante.
Entre os principais mitos que persistem, destacam-se:
Ainda vai a tempo de agir! É simples – marque na sua farmácia ou agende no link (https://agendamento.farmaciasportuguesas.pt/)
Partilhar este artigo: