

A acne é uma doença de pele muito comum, acreditando-se que pode afetar qualquer pessoa, em qualquer momento da vida.
Resulta de um excesso de produção de gordura (com acumulação da mesma) e de células mortas, surgindo frequentemente, por exemplo, no rosto, pescoço, ombros, peito e costas.
É muito frequente na adolescência, mas é também (e cada vez mais) uma realidade da vida adulta. As mulheres têm maior tendência para desenvolver acne adulto do que os homens. Tal pode acontecer, por exemplo, devido a oscilações hormonais (durante o período menstrual, gravidez ou menopausa), stress ou, em muitos casos, a uma rotina de pele desadequada.
Assim, se tem acne, analise os cosméticos que utiliza diariamente – é fundamental que se destinem a pele com acne ou com tendência acneica. Nesse sentido, as embalagens dos mesmos devem conter as frases “não comedogénico” e “oil-free”. Aconselhe-se com o seu farmacêutico sobre as melhores opções para si.
Estes cuidados também são válidos para a maquilhagem que, ao contrário do que muitas vezes se pensa, por norma, pode ser utilizada por pessoas com acne. Se tem acne e costuma maquilhar-se:
Escolha cuidadosamente a maquilhagem que utiliza: todos os produtos devem conter as menções referidas (“não comedogénico” e “oil-free”);
Aplique a maquilhagem gentilmente (com movimentos suaves);
Se utilizar esponjas e/ou pincéis para aplicar a maquilhagem, lave-os todas as semanas e assegure que são utilizados apenas por si;
Retire a maquilhagem todos os dias antes de se deitar, com um produto próprio para o efeito.
Por fim, lembre-se que, ao longo de toda a vida, utilizando ou não maquilhagem, a melhor forma de ter uma pele bonita e sem acne é apostar na rotina certa. Para este efeito:
Lave o rosto duas vezes por dia, idealmente ao acordar e antes de se deitar, com água tépida e um produto suave e que ajude a regular a produção de gordura;
Esfolie o rosto uma/duas vezes por semana, com um produto indicado para o seu tipo de pele;
Evite tocar nas borbulhas ou lesões;
Mantenha um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e evitando ao máximo o stress e ambientes poluídos.
Se, mesmo com estes passos, sentir que a acne interfere muito com o seu dia a dia, não hesite em consultar um médico.
Partilhar este artigo: