Tudo Sobre Coenzima Q10

A coenzima Q10, também conhecida por ubiquinona ou ubidecarenona, é uma molécula produzida naturalmente pelo nosso corpo, estando presente em quantidades elevadas nas células do coração, fígado, rins e pâncreas.
Esta molécula é importante para o bom funcionamento do organismo, desempenhando diversas funções:
-
Aumenta a produção de energia, diminuindo a fadiga (cansaço);
-
Tem um efeito antioxidante, protegendo as células de possíveis danos;
-
Melhora a função cardiovascular;
-
Estimula o sistema imunitário;
-
Promove a renovação das células da pele, retardando o envelhecimento cutâneo.
Contudo, a produção de coenzima Q10 diminui com a idade: até aos 20 ou 30 anos esta molécula é libertada pelo nosso corpo em quantidades elevadas, mas após essa faixa etária, a sua produção é cada vez mais reduzida. Assim, é importante compensar esta diminuição com a ingestão de alimentos que apresentam a molécula, como é o caso da carne, do peixe e de óleos vegetais.
No entanto, a alimentação pode não ser suficiente quando existe uma deficiência de coenzima Q10 associada a uma determinada doença, e nesse caso o médico receitará os medicamentos mais adequados à situação clínica.
Em certos casos, pode ainda ser recomendada a toma de suplementos alimentares que apresentam a coenzima Q10 na sua constituição. Contudo, é importante não esquecer que os suplementos alimentares destinam-se, apenas, a complementar uma alimentação normal e a sua toma deve ser sempre feita com acompanhamento de um profissional de saúde.
A coenzima Q10 pode ainda ser aplicada topicamente, ou seja, na pele, através de produtos cosméticos: a sua absorção pelas camadas mais superficiais ajuda a retardar o envelhecimento cutâneo, prevenindo e reduzindo as rugas faciais.
Caso tenha alguma dúvida sobre este composto, dirija-se à sua farmácia, lá encontrará profissionais disponíveis para ajudar a esclarecer as suas questões e a aconselhar os produtos mais indicados para si!
Partilhar este artigo: