Saltar para o conteúdo principal
Ajuda icon-question-circle
Bem-vindo às Farmácias Portuguesas!
Para lhe podermos prestar o melhor serviço selecione uma farmácia para aceder ao site. 
Carregando...
 

Escolher entre protetor solar químico e mineral

Protetor solar químico e mineral

Usar protetor solar é a forma mais eficaz de prevenir as queimaduras causadas pela radiação solar (escaldões) e também o envelhecimento cutâneo precoce. A escolha de um protetor solar adequado à sua pele é a chave para que o seu uso seja mais confortável e agradável (ver artigo "A minha pele, o meu protetor solar"). Saiba que existem vários aspetos a ter em conta na hora de comprar!

Para além do Fator de Proteção Solar – FPS (SPF, na sigla inglesa), é essencial ter em conta o tipo e as características da sua pele.

Apesar de terem uma função comum (proteger a pele das radiações solares), os protetores solares podem dividir-se em minerais e químicos.

Sabe quais as diferenças entre eles e para que serve cada um? Nós explicamos!

O que distingue os protetores solares químicos dos protetores solares minerais (ou físicos) é a sua composição e a forma como atuam para proteger a pele.

Protetores solares físicos / minerais

            • Formam uma “barreira física” (película espessa na pele) que protege a pele das radiações solares ultravioleta (UV) ao refletir os raios, sem os absorver;

            • Dada esta barreira física, apresentam, por vezes, uma aplicação cosmeticamente menos agradável;

            • São especialmente indicados para crianças (ver artigo "Proteção solar nas crianças") e pessoas com pele intolerante e sensível;

            • Na sua composição têm substâncias como o óxido de zinco ou o dióxido de titânio, que são responsáveis pela barreira.

Protetores solares químicos

  • Ao contrário dos primeiros, estes protetores exercem a sua proteção através da absorção da radiação solar, impedindo a sua penetração na pele;

  • Podem causar reações alérgicas em pessoas com a pele mais sensível;

  • Algumas das substâncias orgânicas mais frequentemente responsáveis por esta função são as benzofenonas e o octocrileno.

 

Existem também alguns protetores solares que são uma junção dos dois tipos anteriores, isto é, tanto absorvem como refletem os raios UV.

Para saber qual o protetor solar que melhor se adequa às suas necessidades, aconselhe-se com o seu farmacêutico.

Partilhar este artigo:

Mais dicas e conselhos