Rosácea: O que é e Sintomas

Sente-se a corar com facilidade, com os vasos sanguíneos frequentemente visíveis e com uma sensação de calor e/ou comichão na face (maçãs do rosto, testa, queixo e nariz)?
Talvez tenha rosácea, uma doença inflamatória da pele, relativamente comum, que afeta, principalmente, mulheres, com a pele mais clara e fina, e, particularmente, a partir dos 30 anos.
A rosácea pode originar:
- Vermelhidão persistente (semelhante a um “corar” ou escaldão que não desaparece);
- Vasos sanguíneos visíveis no rosto;
- Ardor;
- Sensação de picadas no rosto;
- Borbulhas, com ou sem pus, por vezes, semelhantes às encontradas na acne.
Não é contagiosa, mas as suas manifestações podem causar desconforto e, na ausência de tratamento, podem agravar. Assim, idealmente, deverá apostar no diagnóstico e tratamento o quanto antes. Além de qualquer tratamento receitado pelo médico é igualmente importante ter em conta e evitar, na medida do possível, alguns fatores que podem desencadear ou agravar a rosácea:
- Ambientes quentes (lareira, exposição à luz solar, etc.);
- Frio e vento;
- Bebidas quentes;
- Bebidas alcoólicas;
- Determinados alimentos (picantes, especiarias e cafeína);
- Consumo de tabaco;
- Alterações hormonais;
- Ansiedade/stress.
A toma de alguns medicamentos e a utilização de determinados cuidados de rosto também podem contribuir para desencadear ou agravar as manifestações referidas. Informe-se sempre com o seu farmacêutico sobre as melhores opções para si.
O importante é aprender a gerir a doença, através de vários cuidados diários:
- Adeque a sua dieta – evite alimentos picantes e bebidas alcoólicas;
- Evite estímulos – idealmente, tudo o que já tenha identificado que costuma prejudicar a sua pele, tal como, por exemplo, mudanças bruscas de temperatura;
- Proteja o seu rosto – evite a exposição solar em horas de maior calor e utilize acessórios que protejam a pele do rosto, tais como chapéus de abas largas. Aplique diariamente um cuidado com fator de proteção solar de, no mínimo, 30 (SPF 30);
- Trate gentilmente a sua pele – utilize cuidados de rosto suaves, evitando produtos que contenham sabão, álcool e outras substâncias que possam irritar a pele.
Para mais informações sobre a melhor forma de gerir a rosácea, informe-se com o seu médico ou farmacêutico.
Partilhar este artigo: