O que é um Efeito Adverso?
Um efeito adverso, também conhecido como efeito indesejável ou reação adversa, é uma resposta prejudicial e não intencional que ocorre após a toma de um medicamento, vacina, dispositivo médico ou suplemento alimentar.

 

Os medicamentos, quando tomados de forma adequada, trazem enormes benefícios, mas nenhum é 100% seguro para todas as pessoas e em todas as situações. Todos os medicamentos podem causar efeitos adversos, especialmente se não os usar de acordo com a recomendação do médico ou farmacêutico.

O risco de ter efeitos adversos varia de pessoa para pessoa, uma vez que o corpo pode reagir de maneira diferente a um mesmo medicamento.

No folheto informativo fornecido com o medicamento as reações adversas são listadas por ordem decrescente de frequência de ocorrência:

  • Muito frequentes: mais de 1 em cada 10 pessoas são afetadas
  • Frequente: entre 1 em 10 e 1 em 100 pessoas são afetadas
  • Pouco frequentes: entre 1 em 100 e 1 em 1.000 pessoas são afetadas
  • Raros: entre 1 em 1.000 e 1 em 10.000 pessoas são afetadas
  • Muito raros: menos de 1 em 10.000 pessoas são afetadas
  • Desconhecido (não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis).

Mas não se assuste se se deparar com uma comprida lista de efeitos adversos! Estes estão registados para sua segurança, o que não significa que os mesmos vão ocorrer…

Deve, no entanto, consultar o folheto informativo para saber se alguns destes efeitos poderão interferir com determinados aspetos da sua vida, como por exemplo, a sua capacidade de conduzir e utilizar máquinas, podendo tornar essa atividade insegura.

Se suspeita de eventuais reações adversas a um determinado medicamento:

  • Comunique-as ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro, de forma a obter orientações sobre o que fazer, já que poderá ter de parar de tomar o medicamento em questão;
  • Notifique-as, mesmo que se trate de um efeito descrito no folheto informativo.

É extremamente importante comunicar as reações adversas, notificando-as ao Infarmed, através do seu site, pelo Portal RAM – Portal de Notificação de Reações Adversas a Medicamentos.

Qualquer cidadão, quer seja quem sofreu a reação quer seja um familiar ou cuidador pode fazer a notificação. Se tiver dificuldades poderá sempre pedir ajuda a um profissional de saúde.

Assim estará a ajudar a fornecer mais informações sobre os medicamentos e consequentemente a contribuir para um melhor conhecimento sobre os efeitos dos mesmos de forma a os tornar mais seguros!