

Pode associar-se a dor de cabeça e sensação de rosto congestionado.
Tratar a causa – alergia ou infeção, por exemplo – ajuda a resolver e, por vezes, a evitar a situação.
Mas, para descongestionar importa, desde logo, remover as secreções presentes no nariz, evitando que estas se acumulem e que contribuam para o aparecimento de infeções, como as otites, particularmente comuns em crianças pequenas.
No caso de bebés e crianças muito pequenas, que ainda não sabem fazer força para se assoar, deve utilizar-se um aspirador nasal para ajudar a remover as secreções.
Apostar na prevenção é importante e, também aí, os sprays de água do mar têm um papel relevante ao assegurarem a higiene das fossas nasais – removem os alergénios e agentes infeciosos presentes, contribuindo para reduzir o risco de alergias e infeções.
Por serem soluções em que a concentração de sal é superior à dos fluidos do nosso organismo (hipertónicas), ajudam a retirar a água que se encontra acumulada na mucosa, diminuindo o inchaço e facilitando a respiração pelo nariz.
Se estas medidas forem insuficientes e se o incómodo for muito, pode recorrer-se, em casos pontuais e durante um curto período de tempo, a descongestionantes (de toma oral ou de aplicação nasal).
Caso necessite, procure aconselhamento na sua farmácia.
Partilhar este artigo: