

A vitamina D é essencial para o equilíbrio do organismo desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar. Eis algumas das suas funções mais importantes:
A vitamina D pode obter-se naturalmente pela produção na pele, através da exposição solar (sendo esta a principal fonte) e através da alimentação.
Estima-se que 20 a 30 minutos de exposição à radição ultravioleta (UVB), cerca de três vezes por semana, é suficiente para obter a quantidade adequada de vitamina D. Ainda assim saiba que a exposição pode ser afetada por fatores como a poluição do ar e até mesmo a estação do ano. Para além disso recorde que a pele não produz vitamina D se for exposta à luz do sol através de uma janela.
Se estiver ao sol nas horas de menor calor, o protetor solar só deve ser colocado após uma breve exposição da pele.
Já no que diz respeito aos alimentos, é possível encontrar vitamina D, por excelência, nos peixes gordos (atum, sardinha, salmão), mas também no leite, queijo, manteiga, iogurte, carne, fígado e ovo.
As necessidades diárias de vitamina D podem variar consoante a idade e o estado de saúde de cada pessoa, apesar de existirem alguns grupos mais vulneráveis à carência deste nutriente:
Para saber se os seus níveis de vitamina D estão ajustados ás suas necessidades fale com o seu médico.
Partilhar este artigo: