Anemia – Sinais e sintomas
A anemia é um problema de saúde que afeta cerca de 20% dos portugueses e que se caracteriza pela diminuição do número de glóbulos vermelhos ou da concentração de hemoglobina.

 

As causas são variadas: falta de ferro; doenças crónicas como o cancro ou insuficiência renal; doenças intestinais; genética; menstruação; gravidez; alcoolismo; hemorragia (perda de sangue excessiva); etc.

Mas afinal o que são glóbulos vermelhos?… E hemoglobina?

Os glóbulos vermelhos são células que existem no sangue e que são compostas por proteínas, nomeadamente a hemoglobina. Esta proteína é constituída por ferro e tem como principal função o transporte de oxigénio para todo o corpo, sendo assim essencial à vida.

A diminuição dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina (para valores inferiores ao considerados normais) dá, então, origem a uma incapacidade em transportar a quantidade adequada de oxigénio para as células do corpo, o que origina os sintomas comuns da anemia:

  • Cansaço;
  • Falta de força;
  • Palidez;
  • Dores de cabeça;
  • Alterações do sono;
  • Tonturas;
  • Falta de concentração;
  • Ritmo cardíaco e respiração acelerada;
  • Vertigens e perda de consciência.

Contudo, nas fases iniciais, a anemia até pode passar despercebida sendo, por vezes, apenas detetada em análises de rotina ao sangue.

Os níveis baixos de hemoglobina e de glóbulos vermelhos presentes numa amostra de sangue, juntamente com a avaliação dos sintomas pelo médico, confirmam a anemia. Mas, para se detetar a causa, podem ser necessários outros exames complementares.

É possível tratar?… e prevenir?

Sim! O tratamento da anemia passa pela identificação da sua origem e pela reposição dos níveis normais de hemoglobina e de glóbulos vermelhos. Por exemplo, no caso de uma anemia causada por insuficiência de ferro, a par da terapêutica receitada pelo médico, podem ser adotadas algumas alterações alimentares para melhorar a absorção: certos alimentos como o leite, cereais, bebidas gaseificadas, chá e café dificultam a absorção de ferro, por outro lado, os alimentos com vitamina C (citrinos, kiwi, brócolos, por exemplo) aumentam a absorção deste composto.

Para prevenir a anemia opte por um estilo de vida saudável, pratique atividade física regularmente, alimente-se de forma equilibrada e saudável e seja seguido pelo seu médico de família durante as várias fases da sua vida.

Se tem anemia ou alguma questão sobre esta condição de saúde, dirija-se à sua farmácia, lá encontrará profissionais de saúde disponíveis para ajudar e esclarecer as suas dúvidas.