“A molécula da motivação”- Conheça a dopamina!
Sabia que o telemóvel pode estar a afetar a sua felicidade? Segundo um estudo realizado em ratinhos, há evidências de que a radiação eletromagnética emitida pelos telemóveis altera os níveis de dopamina e serotonina, e por sua vez a sua felicidade. Mas, afinal, o que é a serotonina e como é que esta afeta o seu corpo?

 

Também conhecida como a “molécula da motivação”, a dopamina é uma substância química que promove sentimentos de prazer, motivação e recompensa. Por isso, quando os níveis de dopamina diminuem (à semelhança do que acontece com a serotonina), podemos sentir-nos desmotivados, tristes e, em algumas situações, até mesmo deprimidos. Descubra como atua esta hormona…

Do estímulo à emoção

No cérebro, os neurónios têm como função conduzir informação, sob a forma de impulsos nervosos, para o corpo. Mas, para que tal aconteça, é necessário que produzam diversos neurotransmissores (substâncias químicas que atuam no sistema nervoso). Uma dessas substâncias é a dopamina, produzida em situações que o corpo identifica como agradáveis e proporcionando uma sensação de bem-estar. Uma alimentação saborosa, alcançar um objetivo há muito desejado (como correr a maratona), são alguns exemplos de situações que estimulam a produção de dopamina.

A falta de dopamina pode causar:

  • Desmotivação para agir perante situações do dia a dia;
  • Falta de ânimo e vontade para realizar qualquer tarefa.

E o que pode causar a falta de dopamina?

  • Uma alimentação desequilibrada, rica em açúcar e gorduras, com poucas proteínas: diminui a tirosina – um aminoácido envolvido na produção de dopamina;
  • Stress: a produção de dopamina é diminuída pelo stress contínuo do dia a dia;
  • Alguns problemas de saúde: por exemplo, a Doença de Parkinson (nesta doença, existe uma deficiência de dopamina).

Então como posso aumentar os níveis de dopamina?

Através da alimentação: é recomendado o consumo de alimentos ricos em tirosina – amêndoas, sementes de sésamo e abóbora, produtos de soja, peru, frango e outros.

Através de atividades que aumentam os níveis de dopamina: qualquer atividade que o faça sentir feliz e relaxado aumenta a dopamina. Sabe-se que a prática de atividade física, a meditação e a realização de massagens relaxantes podem aumentar igualmente os níveis de dopamina.

Mas, a melhor maneira de elevar os níveis a dopamina é definir, no seu dia a dia, objetivos com metas a curto prazo e celebrar quando as atingir! Bem merece! Assim, garante um fluxo contínuo de dopamina e por sua vez, felicidade e motivação.