Verão: Alimente a sua saúde
Uma alimentação equilibrada é essencial, uma vez que permite o bom funcionamento do organismo, contribuindo para a manutenção da saúde e bem-estar.

 

Esta ideia deve estar presente o ano todo, mas no verão, o calor pode convidar a uma adaptação da dieta e da própria forma como se vê os alimentos. Assim, nos meses mais quentes:

  • Beba muita água: no verão, é essencial aumentar a ingestão de líquidos (principalmente em idosos, crianças, grávidas e mulheres a amamentar), sem esquecer que, através dos alimentos, também é possível obter grandes quantidades de água. Privilegie a ingestão de água, podendo, por exemplo, adicionar-lhe fruta, ou bebendo chás frios, sem açúcar. Evite bebidas açucaradas (aumentam a sensação de sede) e/ou alcoólicas (podem aumentar a desidratação e contribuir para um excesso de aporte calórico diário);
  • Planeie as suas refeições: nas férias, por alteração das rotinas, pode ser mais difícil resistir ao impulso de fazer refeições fora de casa. Para evitar que tal se torne um hábito, planeie a ementa da semana com antecedência;
  • Aposte em refeições leves e simples, como saladas: diminuem o tempo de digestão e são ideais para levar consigo para a praia ou para a piscina;
  • Consuma frutas e legumes: há que consumir um pouco de tudo, pois todos os alimentos têm valor nutricional; o que têm de diferente é o peso nas necessidades do organismo. Assim, saiba que:
  1. A fruta ajuda a refrescar e a hidratar o corpo, sendo ainda rica em vitaminas, minerais e fibra. Dê preferência à fruta da época. Alguns exemplos de frutas com elevado teor de água: melancia, meloa, melão e morango;
  2. Os legumes também são bons fornecedores de vitaminas, minerais, fibra e água. É importante variar o consumo dos mesmos, para conseguir uma maior diversidade de nutrientes. Exemplos de hortícolas com elevado teor de água: abóbora, alface e pepino.

A fruta e os legumes oferecem uma ampla variedade de texturas e sabores: experimentá-los permite descobrir novos prazeres e promove a diversificação alimentar. Para isso deve incluí-los a todas as refeições.

É, ainda, necessário ter alguns cuidados extra na hora de cozinhar e conservar os alimentos, principalmente quando as refeições ocorrem em ambientes exteriores, como a praia. Isto porque, com temperaturas mais elevadas, os alimentos tendem a estragar-se com mais facilidade, podendo representar um risco para a saúde.

Sugerimos hiperligação para “Água, fonte de hidratação e bem-estar