Vitamina D – A vitamina do sol
Qual a sua importância? A vitamina D, que existe em duas formas - a vitamina D3 (colecalciferol) e a vitamina D2 (ergocalciferol) - desempenha uma importante função no organismo, contribuindo para a manutenção normal dos ossos e da função muscular.

 

Assim, quantidades de vitamina D inferiores às necessárias no nosso organismo podem ter um impacto negativo na densidade óssea, dando origem a uma doença chamada raquitismo, no caso das crianças, e ossos frágeis e deformados, no caso dos adultos.

A exposição solar insuficiente, devido, por exemplo, a uma vida mais sedentária e menos ao ar livre, regimes alimentares com menor aporte de vitamina D e pele hiperpigmentada, são as principais causas de défice de vitamina D.

 

Como obter vitamina D e prevenir a sua deficiência?

Esta vitamina é produzida na pele durante a exposição ao sol e também existe em alguns alimentos, assim:

  • Ingira ovos, peixes gordos (ex.: sardinha e salmão), cogumelos ou alimentos fortificados com vitamina D (ex.: bebida de soja ou cereais);
  • Exponha-se moderadamente à luz solar – 15 minutos diários de exposição do rosto, braços e/ou pernas, sem proteção solar, conseguem fornecer quantidades suficientes de vitamina D ao nosso organismo. Mas atenção, opte por não se expor diretamente ao sol nas horas de maior intensidade solar e não salte o uso de protetor solar durante os meses de verão e quando a exposição solar é prolongada.

 

É necessário fazer um rastreio e/ou recorrer a suplementação?

A maioria das pessoas não necessita de determinar nem controlar os níveis de vitamina D, através de análises ao sangue.

Só em casos muito concretos, nomeadamente, em pessoas com exposição solar muito limitada (ex.: quando internadas em cuidados continuados de longa duração) ou com problemas de absorção intestinal, é que deverá ser analisada, pelo médico, a necessidade de fazer o rastreio e recorrer à suplementação desta vitamina.

Lembre-se, para que o seu organismo funcione bem, tenha um estilo de vida saudável e faça uma dieta equilibrada para obter as necessidades adequadas, desta e de outras vitaminas.

Em caso de dúvida, dirija-se à sua Farmácia – lá encontrará profissionais disponíveis para ajudar.