

A diabetes mellitus é uma doença crónica que descreve uma disfunção do organismo, que não consegue utilizar devidamente a sua principal fonte de energia – a glicose (um açúcar proveniente da alimentação e que podem também ser produzido pelo fígado).
No processo de transformação da glicose em energia é necessária a intervenção de uma hormona produzida no pâncreas – a insulina. Porém, o organismo pode produzir insulina em quantidade insuficiente ou até ser resistente à sua ação: surge então a diabetes, que se caracteriza por valores elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia).
É fundamental conhecer os seus valores de açúcar no sangue - glicemia - para permitir a prevenção e identificação precoce da doença, mas também para a controlar e avaliar o efeito da terapêutica, nos casos em que a diabetes já foi diagnosticada.
Como medir e interpretar a glicemia?
A glicemia mede-se em miligramas de glicose por decilitro de sangue (mg/dL). Em jejum o intervalo considerado normal vai dos 70 até aos 100 mg/dL, porém este valor pode ir até 140 mg/dL nas duas horas após uma refeição (a denominada glicemia pós-prandial).
Para medir a glicemia basta uma punção (picada) no dedo para colheita de uma gota de sangue cujo teor de glicose é depois medido por um aparelho próprio. Saiba que pode medir a glicemia na sua farmácia, com toda a segurança e conforto, beneficiando ainda dos conselhos do seu farmacêutico.
Mais recentemente surgiu uma alternativa que permite medir os níveis de glicose no sangue através de um sistema composto por um sensor (que é instalado na parte posterior do braço, onde permanece durante dias) e por um aparelho de leitura rápida dos valores.
Em todo o caso, importa reforçar que o importante é medir e manter os seus valores próximos dos recomendados: um objetivo que se pode alcançar fazendo as escolhas certas na alimentação e fazendo da atividade física regularmente.
O controlo eficaz da diabetes é a chave da prevenção das suas complicações, como os constragimentos visuais, renais e cardíacos, ou até mesmo a ulceração do pé (úlcera do pé diabético).
Controle frequentemente os seus valores de glicemia e fale com o seu farmacêutico para saber como pode prevenir ou controlar a diabetes mellitus.
Partilhar este artigo: