

O stress faz parte da natureza humana e constitui uma reação do organismo a determinadas situações ou estímulos. Cada pessoa possui um nível de resistência muito próprio, o que torna difícil defini-lo e medi-lo.
Como funciona o stress?
O stress funciona em três fases:
1ª Fase – Alarme
Diversos estímulos como temperaturas frias, conflitos, o término de uma relação ou insónias levam à estimulação do sistema nervoso central. São libertadas substâncias químicas como a adrenalina, o cortisol ou a aldosterona que vão atuar no organismo. A esta resposta chamamos stress.
O nosso corpo reage a situações de stress, manifestando: transpiração, aceleração da respiração e do ritmo cardíaco e tensão muscular;
2ª Fase – Adaptação
Após a fase de alarme o corpo adaptou-se e recuperou o seu estado normal. A duração desta fase é variável de pessoa para pessoa;
3ª Fase – Fase extenuante
Quando o equilíbrio não é restaurado o stress atinge a chamada fase extenuante, onde torna o organismo muito vulnerável, aumentando o risco para determinadas doenças, nomeadamente cardiovasculares.
Neste sentido, a gestão do stress revela-se como uma ferramenta de extrema importância, por estar relacionada com a prevenção de algumas das principais causas de morte a nível nacional: acidente vascular cerebral (AVC) e doenças cardiovasculares.
Há então que abrandar o estilo de vida ou aprender a gerir o stress:
Identifique a origem do stress e procure resolvê-la
Partilhe com pessoas próximas as suas preocupações e cuide de si
Pratique atividade física, regularmente. Porque não uma caminhada?
Aprenda a relaxar. Por exemplo, pratique exercícios de respiração e meditação
Reserve tempo para o que o faz feliz
Evite determinados hábitos que podem estimular o stress (álcool, tabaco)
Adote uma postura otimista
Para aconselhamento sobre como gerir o stress, fale com o seu farmacêutico.
Partilhar este artigo: